quinta-feira, 5 de agosto de 2010

“UM OLHAR SOBRE AS GRANDES GUERRAS”

Simpósio analisa as duas grandes guerras mundiais no aniversário de 65 anos da detonação das bombas atômicas jogadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki
O Colégio Ciências Aplicadas promove no período de 06 a 09 o seu VI Simpósio, desta vez abordando tema relevante para reflexão: “Um olhar sobre as grandes guerras”, com início às 17h30, na sede da instituição, localizada a Rua Nossa Senhora de Lourdes, 59, Tirol, ao lado da sede da Caern.
De acordo com o responsável pelo evento, o Professor e Escritor Plínio Sanderson, a data escolhida coincide com o lançamento desnecessário das duas bombas atômicas que os Estados Unidos lançaram sobre as cidades japonesas de Hiroshima (06 de agosto) e Nagasaki (09 de agosto), que mataram imediatamente 220 mil pessoas e deixaram outras milhares com seqüelas até a morte.
Mas, a guerra que trás horror e morte também pode beneficiar cidades e até países. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, trouxe benefícios para Natal, por causa da base americana montada em Parnamirim, reconhecida pela mídia da época como “Trampolim da Vitória”. Daqui os bombardeiros americanos voavam sobre o oceano Atlântico para combater as tropas do General Van Rommel, nós desertos da África.
Fazenda iluminada
Depois da chegada dos americanos, a capital do Rio Grande do Norte, que segundo o mestre Câmara Cascudo escreveu na época, “era uma fazenda iluminada”, modernizou-se e recebeu vários benefícios devido a construções que nasceram da necessidade dos combatentes, como a maternidade Januário Cicco, por exemplo, que foi construída para ser um hospital de campanha dos “gringos”. Por aqui também circulou muito dinheiro representado pelo valorizado dólar.
Palestras
Sobre “A influencia da guerra na evolução urbana de Natal” a Arquiteta Anna Rachel Baracho iniciará o ciclo de palestras planejadas, que ocorrerão durante as várias atividades do evento.
O Professor Alexandre e o Professor Roncalli farão uma abordagem geral sobre a 1ª Guerra Mundial, o Advogado José Gurgel Guará falará sobre a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra, após o ataque de Pearl Harbor e o Professor Robério Paulino Rodrigues falará sobre o estalinismo durante a 2ª Guerra Mundial. Haverá, também, várias aulas sobre as duas grandes guerras, exibição de filmes sobre o assunto e exposições de artefatos da época.
Serviço
Um olhar sobre as grandes guerras
Colégio de Ciências Aplicadas, Rua Nossa Senhora de Lourdes, 59, Tirol, ao lado da sede da Caern.
De 06 a 09 de agosto
Temática central: 1ª e 2ª guerras nos cenários geopolítico, científico e humano
Apoios: Ipham, Frampa (Museu da Rampa), Professor José Guará, da Associação FEB, UFRN (departamento de políticas públicas) e Centro Israelita.
Mais informações:
Professor Plínio Sanderson - 9983 - 5667
Colégio Ciências Aplicadas - 3611 - 1736

Um comentário:

  1. Veja abaixo os candidatos que o PT apoiará:
    Presidente da República: DILMA ROUSSEFF
    Governador: IBERÊ FERREIRA DE SOUZA
    Senador – 1º voto: WILMA MARIA DE FARIA
    Senador – 2º voto: HUGO MANSO
    Deputado Federal: FÁTIMA BEZERRA
    Deputado Estadual: FERNANDO MINEIRO.

    ResponderExcluir