segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PROJETO “ÚTERO É VIDA” FOI LANÇADO COM SUCESSO EM IPANGUAÇU

A cidade de Ipanguaçu, distante 214 km de Natal, recebeu na sexta-feira (27/08/2010), o Projeto "Útero é Vida", que levou atendimento médico para as mulheres do assentamento Tabuleiro Alto, na Zona Rural do Município, além de proporcionar um dia de beleza para essas agricultoras.
Luciene, Presidente do Sindicato Rural - Leonardo, Prefeito de Ipanguaçu - Sumaria, Secretária Municipal de Saude - José Vieira, Presidente do Sistema FAERN/SENAR
Desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Coordenado no Rio Grande do Norte pelo Sistema Faern/Senar, o projeto levou para as mulheres de Ipanguaçu exames preventivos contra o câncer no colo do útero. Em Ipanguaçu, o Projeto Útero é Vida realizou cerca de 180 exames de prevenção. E isso, em um Município onde 63% das mulheres vivem na zona rural.
“Foi um dia muito especial para essas mulheres e para os que fazem o Sistema Faern/Senar. Foi muito bom saber que a grande maioria delas já conhecia os métodos de prevenção contra doenças sexuais, mas muitas ali ainda não tinham feito o exame do colo do útero, então a nossa ida foi positiva”, explicou o Presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, que viajou até a cidade juntamente com o Gerente de Aprendizagem Rural da instituição, Ubirajara Araújo, para acompanhar o projeto.
Alerta
De acordo com a agricultora Francisca Virgílio, de 59 anos e moradora da comunidade da Angélica, próxima a Tabuleiro Alto, o Útero é Vida foi muito bom para alertar as jovens sobre as doenças sexuais e também para proporcionar um dia de tratamentos de beleza. “Fico muito grata por essa idéia, que trouxe cuidados e informações para as nossas meninas. Também gostei muito da transformação de beleza, ficou muito bonito”, agradeceu Francisca.
Outras cidades
Ainda em 2010 outras edições do Útero é Vida serão promovidas no Rio Grande do Norte. As cidades de Jucurutu, Apodi, Serra Negra do Norte, Lajes, Santo Antonio, Mossoró e Patu serão as próximas contempladas com o projeto.
“Essa é a nossa parte. Fazemos esses atendimentos médicos para cuidar melhor das nossas agricultoras, das mulheres que muitas vezes são os chefes de família de uma propriedade rural e que muitas vezes esquecem de cuidar de si”, finalizou o Presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário