terça-feira, 24 de agosto de 2010

ROSALBA APRESENTA PLANO DE AGRONEGÓCIOS PARA ENTIDADES RURAIS DO RN

Candidata ao Governo, Rosalba Ciarlini, falando para a classe produtora em evento da FAERN
A candidata Rosalba apresentou suas propostas para o setor do agronegócio em encontro realizado nesta segunda (23/08/2010), no Auditório Albano Franco da FIERN, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN). Rosalba falou que conhece bem os problemas do campo, pois já administrou Mossoró, Município com 133 Comunidades Rurais. Em sua administração o carro-pipa foi erradicado e, sem ajuda do Governo Federal e Estadual, fez mais de 1.500 quilômetros de eletrificação rural. “Nas comunidades mais distantes inovamos e levamos energia solar”, destacou.
Na visão de Rosalba, sem a vida no campo não existe vida nas cidades e, por isso, é preciso valorizar e dar as condições necessárias ao homem do campo, inclusive com apoio tecnológico. “O governo pode e deve apoiar, tem mecanismos para isso, através da Emparn, da Ufersa – Universidade do Semiárido - e através de parcerias com o SEBRAE. Vamos estimular as parcerias. Nas escolas localizadas nas zonas rurais, vamos colocar disciplinas profissionalizantes, para que o homem do campo se firme, e, com isso, nós vamos conseguir diminuir o êxodo para as cidades”, disse.
Rosalba falou da alegria que teve quando soube que a Comunidade Rural do Pau Branco conquistou o selo do Comércio Justo. “Significa que eles já podem exportar sem atravessador. Foi um trabalho que iniciamos juntos e hoje o resultado foi alcançado”, destacou.
Sobre a seca e o inverno que tanto sacrificam o agricultor, Rosalba foi taxativa, disse que falta governo, porque todos sabem os problemas e citou exemplos, como as enchentes do Rio Açu. Na visão de Rosalba, o governo não realizou as obras estruturantes, como a barragem de Oiticica, que daria o controle das águas do Rio Açú. “Os canais já estão precisando ser drenados devido ao assoreamento. Essas questões devem ser vistas e prevenidas, para que não tenhamos tanto prejuízo como tivemos na fruticultura e na carcinicultura”, afirmou. Presidente da FAERN, José Vieira fazendo entrega de documento da FAERN a cadidata ao Governo, Rosalba Ciarlini
As propostas de Rosalba para a Agricultura Familiar são: proporcionar apoio irrestrito, com intuito de garantir o mercado através do compra direta e trabalhar para diversificar o setor. Rosalba afirmou, ainda, que vai trocar imposto por emprego.
Com relação às obras estruturantes para o homem do campo, Rosalba garantiu que vai continuar trabalhando para melhorar o escoamento da safra e lembrou que a Transnordestina é fundamental. “Vou apoiar o agronegócio, através de parcerias, e criar a infraestrutura necessária para facilitar o escoamento da produção. Vamos montar as condições para que o agronegócio potiguar produza mais, exporte mais e gere mais divisas. No Senado, consegui que o trecho da Transnordestina passe pelo RN. Agora cabe ao governo federal a execução da obra. Vou priorizar porque sei de sua importância para o setor”, afirmou a candidata.
Na opinião de Rosalba, o documento entregue pela FAERN com as prioridades do setor é de fundamental importância, por conter as reivindicações dos que trabalham nessa área. “Eles sabem as dificuldades que enfrentam, pois são eles que produzem”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário