quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

LULA PRESTA DEPOIMENTO NO PRINCIPAL INQUÉRITO DA OPERAÇÃO LAVA JATO

O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvido nesta quarta-feira (16/12) dentro do principal inquérito da Operação Lava Jato em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do G1. Ele não é investigado no caso e prestou depoimento na condição de informante, conforme autorização proferida em outubro pelo Ministro Teori Zavascki, Relator das investigações.
Procurado pelo Jornal Nacional, o Instituto Lula, que fala em nome do ex-Presidente, não se manifestou sobre o teor do depoimento. O inquérito investiga se políticos formaram uma organização criminosa para fraudar contratos da Petrobras. Dentro desse inquérito, há 39 investigados, entre parlamentares e operadores suspeitos de formar uma organização criminosa para desvio de dinheiro público e pagamento de propina a políticos. Embora Lula não tenha mais o chamado foro privilegiado, o pedido da PF foi enviado ao STF porque o inquérito envolve políticos que só podem ser investigados pelo Tribunal. O depoimento foi pedido pela Polícia Federal em setembro e teve o aval da Procuradoria Geral da República (PGR).
No pedido, o Delegado Josélio Sousa apontou que o ex-Presidente pode ter se beneficiado, obtendo vantagens para si, para o seu partido, o PT, ou mesmo para o seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada às custas de negócios ilícitos na Petrobras. Ainda em setembro, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, concordou com o pedido, porém ressaltando que não havia nada de objetivo até aquele momento que justificasse a inclusão de novos nomes na investigação. Isso, segundo o Procurador, não impedia que as pessoas fossem ouvidas como testemunhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário