quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA MORADORES DE DISTRITO EM SANTANA DO MATOS

Uma forte chuva assustou os moradores do distrito de Barão de Serra Branca, a cerca de 17 quilômetros do Município de Santana do Matos, Região Central do Rio Grande do Norte. A tempestade trouxe ainda uma chuva de granizo, De acordo com pessoas que vivem na Região, o fenômeno raro destruiu alguns telhados de casas e derrubou galhos de árvores.
Chuva de granizo derrubou árvores e destruiu telhados de casas em Santana do Matos
A chuva de granizo ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (18). Pela manhã, muitos moradores tentavam consertar os telhados das casas danificadas pela tempestade.
Segundo caso em dois meses
No dia 30 de dezembro do ano passado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuva de granizo no Município de Timbaúba dos Batistas, na Região Seridó do Estado.
Granizo atingiu Município de Timbaúba dos Batistas no final do ano passado
Na ocasião, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, explicou que o deslocamento do vórtice ciclônico de ar superior foi responsável pelas chuvas de granizo. Esse sistema, quando favorecido com umidade, calor e instabilidade, pode provocar formação de nuvens do tipo cumulonimbus, e essas nuvens têm, na parte superior, uma quantidade de gelo. O nível de condensação e de congelamento  um pouco mais baixo do que o normal pode provocar a ocorrência da queda desse granizo.
Na época, além de Timbaúba dos Batistas, a Emparn registrou chuvas de granizo nas cidades de São João do Sabugi e Parelhas, todas na região Seridó do estado.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário