quinta-feira, 8 de abril de 2010

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE ARARA VERMELHA AVALIADA EM 150 MIL EUROS

Considerada uma das aves mais raras, a arara estava em uma casa no centro de São José de Mipibu.
Nominuto.com - Por Thyago Maedo
A Polícia Ambiental do Rio Grande do Norte apreendeu no Município de São José de Mipibu uma ave silvestre ameaçada de extinção. A arara vermelha grande, considerada uma das mais raras, é avaliada em 150 mil Euros no mercado clandestino. O animal estava em uma casa, no centro de São José de Mipibu.
De acordo com o Comandante da Companhia de Policiamento Ambiental, Major Túlio César, os policiais chegaram até a ave depois de uma denúncia anônima. “A ave estava bastante debilitada fisicamente. Provavelmente, a arara não estava sendo bem alimentada”, destacou.
Major Túlio explicou que por ser um animal exótico e de uma beleza impressionante, algumas pessoas chegam a pagar na Europa 150 mil Euros. “Aqui no Brasil, os traficantes compram por até R$ 15 mil e revendem no outro continente”, informou.
A pena para quem é localizado com animal silvestre é de seis meses a dois anos de prisão. Neste caso, o proprietário da casa onde foi achada a arara também pagará uma multar de R$ 5 mil, por ser um animal ameaçado de extinção.

“Ele não estava na residência, mas, foi devidamente identificado e será notificado para que possa ser responsabilizado, além de explicar a origem do animal”, disse o oficial da Polícia Ambiental.
Segundo major Túlio César, a arara vermelha deve ter sido trazida de Caruaru, em Pernambuco, que é um pólo conhecido por comércio ilegal de animais silvestre. “Esse tipo de ave só existe em três locais do Brasil, na Amazônia, no Pantanal e na Região Sul do País”.

Agora, a arara será levada ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde deverá receber os cuidados veterinários e, depois de examinada por um longo período, poderá ser reintegrada ao habitat natural.
O Comandante do Policiamento Ambiental reforçou a importância de denúncias para combater cada vez mais o tráfico de animais silvestres. Os números para denunciar são 3201-3985, 3232-7549 ou o tradicional 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário