domingo, 4 de abril de 2010

DOMINGO DE PASCOA DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO

A Páscoa é um evento cristão e o domingo de páscoa é o dia em que se celebra a maior comemoração da Igreja, é considerado a maior celebração religiosa, pois se comemora o dia da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a vitória sobre a morte após sua crucificação, reforçando a crença na vida eterna. Para salvar todos nós, teve seu corpo colocado em um sepulcro, onde ressuscitou entre os mortos.

A Páscoa e alguns de seus Símbolos

OVOS DE PÁSCOA - De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

COELHO - Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

CORDEIRO - Na Páscoa cristã, Jesus ofereceu seu corpo e sangue assumindo metaforicamente o duplo sentido da Páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por seu filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

CÍRIO PASCAL - É uma vela acesa que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina os caminhos. No círio Pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, significando Deus como príncipio meio e fim de tudo.

GIRASSOL - Simboliza que a humanidade deve seguir o caminho da luz de Deus, assim como a flor segue em direção a luz.

PÃO E VINHO - Em referência a Santa Ceia, onde Jesus sabedor de sua morte convida os Apóstolos para a Santa Ceia e oferece à seus Discípulo o Pão e o Vinho, significando o corpo e sangue de Cristo em busca da vida eterna. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre as pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

A COLOMBA PASCAL – É o pão no formato de uma pomba, criada por um confeiteiro italiano, representa a vinda do Espírito Santo sobre o povo Cristão, além de simbolizar a Paz de Cristo.

SINO – Seu som festivo anuncia a ressurreição de Jesus no Domingo de Páscoa.

LAVA PÉS – Foi durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos Apóstolos e enxugou-os com a toalha. Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal. O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. “Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês”.

A CRUZ - Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. Não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

Um comentário:

  1. ozailton,seu blog é maravilhoso como tudo que você faz. é perfeito parabéns um abraço especial

    ResponderExcluir