terça-feira, 6 de abril de 2010

DEPUTADO FÁBIO FARIA LANÇA PROJETO DE INTERNET GRATUITA EM TODO O PAÍS

Um projeto que obriga as empresas de telefonia celular a oferecerem acesso gratuito à internet sem fio, de autoria do Deputado Federal Fábio Faria (PMN) (foto acima), está em discussão na Câmara. O Relator da proposição na Comissão de Ciência e Tecnologia, Deputado Sandes Junior, já anunciou que seu parecer será favorável à proposta, confirmando sua viabilidade de execução.
“Nós já temos muitas cidades no mundo onde a Internet é de graça na praça, na rua. Temos o exemplo de Barcelona, de Nova York, de Paris e temos muitas cidades no Brasil onde a Internet é de graça, como a orla marítima do Rio de Janeiro, começando por Copacabana. Então, o projeto pega todas as torres de celulares existentes no Brasil, nas cidades e na zona rural, coloca-se um pequeno transmissor e a Internet vai de graça para todos. É um projeto de um alcance social grandioso”, declarou o Relator do projeto.
Segundo a proposta, o equipamento que permite o acesso à Internet deverá ser instalado em todas as estações rádio-base, como são chamadas as antenas de celular. Pelo texto, o sinal da internet deverá ter a mesma capacidade de conexões simultâneas que o sinal de ligações telefônicas das antenas. Além de gratuito, o serviço será ofertado em tempo integral.
O Deputado Fábio Faria defende que o serviço de internet sem fio seja uma contrapartida às operadoras de telefonia celular na obtenção ou renovação da concessão pública.
O autor do projeto argumenta que, além de possuir grande penetração no País, o sistema de telefonia móvel registra o maior faturamento no setor de telecomunicações e o maior número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.
A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia e de Constituição e Justiça e, a princípio, não precisa ser votada em Plenário.

INTERNET

Nesta quinta-feira (08/04/2010), a Comissão de Ciência e Tecnologia realiza a segunda audiência pública para discutir o plano nacional de banda larga e as idéias do Governo para levar internet em alta velocidade para toda população. Foram convidados para o debate representantes do Governo, da Anatel e de Associações do setor.
Fonte: Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário