domingo, 25 de abril de 2010

ABC É O CAMPEÃO POTIGUAR 2010

Mesmo com a derrota em casa para o Coríntians, o alvinegro tinha gol sobrando pela goleada na "ida" em Caicó, e conquistou seu 51º título estadual.
O ABC é o campeão potiguar 2010. O clube alvinegro bem que buscou encerrar o Campeonato Potiguar em grande estilo, mas pelo menos em campo não deu. No jogo da "volta" da decisão do campeonato, no Estádio Frasqueirão, o alvinegro perdeu para o Coríntians de Caicó, 2 a 1, mas, por ter mais gols (e de quebra mais saldo de gols) que o adversário, por ter goleado o "Galo" por 5 a 1 no Marizão, há oito dias, o título do Potiguar 2010 ficou mesmo com o clube alvinegro de Natal. E a festa foi grande no Frasqueirão.
Com isto, o ABC já tem - pelas contas do próprio clube - 51 títulos em sua história.
A torcida veio em peso para conferir o título que dava como certo - pouco mais de 15 mil pessoas pagaram ingresso para fazer parte da festa. Quando a bola começou a rolar, quem esperava por um "Galo Morto" teve que rever conceitos: o Coríntians se mostrou mais perigoso que há oito dias, quando o ABC o goleou em Caicó e, claro, disposto a fazer o impossível ou o que as pernas permitissem, o que viesse primeiro.
O jogo se mostrou movimentado. Nos minutos iniciais, João Paulo e Ederson arriscaram, mostrando quem mandava na casa; mas o Coríntians também arriscava, especialmente com Gil Xavier, além de marcar fortemente Cascata e Claudemir (para João Paulo, eventualmente, haviam dois marcadores).

Aos 10 minutos, o imprevisível - ao menos para a Frasqueira - aconteceu: o Coríntians abriu o marcador. Gil Xavier recebeu na entrada da grande área e bateu de perna direita; a bola pegou efeito e, quando o goleiro Wellington deu por si, ela já estava no fundo das redes. Coríntians, um a zero.
O ABC causou perigo aos 26 minutos, com João Paulo recebendo de Claudemir e acertando a bola em cheio no poste; três minutos depois, Ederson "limpou" e tentou "colocar" a bola, e por muito pouco não conseguiu (a bola "tirou tinta" da trave). Aos 33, após uma investida do "Galo", Gil Xavier chutou com gosto à queima-roupa do goleiro alvinegro Wellington - que conseguiu defender. Aos 34, o goleiro corintiano Danilo se esticou de uma ponta a outra do gol para defender chute de Ederson. E, aos 42, Danilo defendeu chute de Edson.
No segundo tempo, pelo menos nos primeiros minutos, parecia haver um leve predomínio do time visitante. Tanto que, aos 6 minutos, o ABC sofreu um novo revés: Zé Maria cruzou a bola pela direita, Gil Xavier dividiu com Wellington de cabeça e ganhou do goleiro. Coríntians, dois a zero.

O ABC fez seu gol de honra aos 19 minutos: após cobrança de escanteio, e a previsível confusão na área, Marquinhos aparou, mas o rebote ficou com Edson, que desviou sutilmente a bola, enganando o goleiro. ABC 1 x 2 Coríntians. Porém, seguiram-se cinco minutos de interrupção: na comemoração, alguns torcedores acenderam sinalizadores do lado "errado" do campo, que ficou encoberto pela fumaça. O árbitro Ítalo Medeiros esperou até que a fumaça se dissipasse um pouco a fim de dar andamento ao jogo.
Daí até o fim da partida, o que se viu foi o ABC buscando empatar de qualquer jeito, enquanto o Coríntians atuava, ainda que timidamente, à base de contra-ataques.
Cinco minutos angustiantes além do tempo regulamentar, e enfim o árbitro Ítalo Medeiros deu o jogo - e de quebra o Campeonato - por encerrado. Enfim, a Frasqueira podia comemorar o título estadual de número 51. O cobiçado título foi entregue pelo Governador Iberê Ferreira.

Próximos objetivos
O Presidente Rubens Guilherme já tem definida a próxima grande meta do ABC, depois da conquista do Campeonato Potiguar, agora as baterias alvinegras se voltam para a ascensão da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro.
O dirigente Flávio Anselmo, responsável pelo Departamento de Futebol, assinou embaixo, acrescentando a Copa do Nordeste "Podem ter certeza absoluta, vamos fazer uma grande Copa do Nordeste, e nosso foco maior é ao acesso da Série C para a Série B (do Brasileiro)". Na ocasião, Flávio dedicou o título ao Presidente e fez um balanço rápido dos primeiros meses do novo Departamento de Futebol "Quero dedicar este título a Rubens Guilherme, que teve o discernimento de praticamente descentralizar o Departamento de Futebol. Fomos contestados no início, fomos buscar contratações que vinham preencher num primeiro momento o que era necessário... e Leandro Campos, quando chegou, foi severamente criticado. As pessoas (que criticam) devem sair e se informar mais... e quero agradecer a presença do torcedor, agradecer a esta torcida".
ABC 1 X 2 CORÍNTIANS
ABC
Wellington, Edson, Tiago Garça, Leonardo, Renatinho; Bileu (David), Marquinhos, Claudemir (Jaime), Cascata (Gabriel Pimba); João Paulo, Ederson
Técnico: Leandro Campos
Coríntians
Danilo, Gabriel, Júlio, Deivison, Giovane (Daniel); Rafael (Skilo), Petinha, Betinho (Marquinhos), Muller; Zé Maria, Gil Xavier.
Técnico: Netinho (interino)
Local: Maria Lamas Farache "Frasqueirão" (Natal)
Árbitro: Ítalo Medeiros
Renda e público: R$ 245.100,00 para 15.664 pagantes (17.857 espectadores no total)
Cartões amarelos: Bileu, Edson, Jaime (ABC), Betinho, Muller (COR)
Gols: Gil Xavier (2) (COR); Edson (1) (ABC).

Fonte: nominuto.com - Por Rogério Torquato - Fotos: Elpídio Junior

Um comentário:

  1. Grande ABC time de tradição 51 Vezes campeão estadual o maior campeão do RN Agora é rumo a serie B. porque o America só sabe dizer que esta na serie B mais não ganha titulo nenhum.

    ResponderExcluir