quinta-feira, 1 de abril de 2010

IBERÊ ASSUME GOVERNO COM PROMESSA DE CONTINUAR LEGADO DE WILMA

Governador afirmou que assumir o governo é um "honroso dever", disse que faria mudanças e admitiu que não terá uma "semeadura fácil" pela frente.
O Rio Grande do Norte está sob nova direção. O novo Governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) (foto ao lado) foi empossado hoje à tarde (31/03/2010) pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN). Depois da posse, Iberê fez o primeiro discurso como Chefe do Executivo do Estado e classificou como um “honroso dever” a tarefa de assumir o governo.
O Governador afirmou que vai dar “prosseguimento à administração e ao vigoroso legado de trabalho da Governadora Wilma de Faria”. O tema da continuidade, aliás, permeou todo o pronunciamento do peessedebista. Ele destacou a parceria com Wilma de Faria, sustentando que, juntos, se dedicaram à missão de construir os “novos tempos” do RN. Novamente, disse que daria “seqüência” a esse trabalho.
Iberê se referiu ao problema de saúde que vem enfrentando, desde a descoberta e a retirada do nódulo maligno no pulmão esquerdo, atribuindo a dificuldade às “limitações e adversidades” naturais da condição humana. “Nada temerei”, enfatizou, arrancando aplausos do público que lotou as galerias e o plenário da Assembléia Legislativa.
Senadora Rosalba, Governador Iberê e o Deputado Robinson

O Governador frisou que, mesmo reconhecendo o legado da Ex-Governadora, agora é sua missão “dar andamento a toda uma obra de governo”. Iberê admitiu que governar o RN “não será semeadura fácil”, mas garantiu que não lhe faltará obstinação. “Sou inabalável nesta decisão. Hesitações não me assediam. Circunstâncias não me induzem o sentimento de retroceder”.
Iberê disse que caberá ao povo fazer o julgamento do governo iniciado por Wilma de Faria e que terá continuidade sob seu comando. “O povo verá que contra fatos e obras não há argumentos. Falhas serão todas as tentativas em dizer-se o contrário”.
O Governador ponderou que não faria “promessas ou alarde de tempos fabulosos”, mas anunciou que vai “ampliar a atuação da Segurança”, área que é considerada como o calcanhar de aquiles da administração Wilma de Faria.

Governador Iberê e o Senador Garibaldi Filho

O novo Chefe do Executivo do RN fez alusão ainda à sucessão que se aproxima, dizendo que está pronto para o embate. “Que venham os tempos da disputa: eu os encararei como faz o semeador, que confia e planta. Que se aproximem as horas das decisões: eu as viverei como dias de colheita”.

Repercussão:
O Deputado Estadual Getúlio Rego (DEM) disse que Iberê fez um discurso “emocional” e “sentimental”. O parlamentar disse que agora não é momento de “polêmicas” e que é preciso “dar todas as condições para que o Governador recupere sua saúde”.
Getúlio observou, porém, que o Governador errou ao falar em continuidade. “O povo está querendo mudanças, para que saúde, educação e segurança melhorem. A continuidade parece uma coisa perigosa”, declarou.
O Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) disse que Iberê “colocou suas prioridades no discurso”, mas advertiu que o tempo é uma “limitação” para as pretensões do Governador. Para Garibaldi, Iberê não vai receber uma herança fácil. “Ele vai receber um Estado com capacidade de investimentos limitada”, avaliou.

Senadora Rosalba e o Governador Iberê

A Senadora Rosalba Ciarlini (DEM), provável adversária de Iberê nas próximas eleições, comentou que o Governador “enumerou suas prioridades” e disse esperar que o peessedebista consiga colocar seus projetos em prática. “Estou à disposição para ajudar no que for melhor para o Rio Grande do Norte”, prometeu.
Presenças:
A posse do novo Governador foi prestigiada por diversas autoridades dos três poderes, com destaque para o Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), a Senadora Rosalba Ciarlini (DEM), a Prefeita Micarla de Sousa (PV), o Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), os Ex-Senadores Geraldo Melo (PPS) e Fernando Bezerra (PMDB), o Procurador Geral de Justiça Manoel Onofre Neto e o Presidente do Tribunal de Justiça do RN, Rafael Godeiro.
Nominuto.com - por Alisson Almeida

Um comentário: