quinta-feira, 21 de maio de 2015

PRESIDENTE DILMA VAI ANUNCIAR PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA SECA NO NORDESTE

Um plano emergencial de combate à seca nos Estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado nos próximos dias pela Presidenta Dilma Rousseff, disse ontem (20/05) o Governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com Dilma, no Palácio do Planalto.
“Ela (Dilma) já vai anunciar nos próximos dias, não só para o Ceará, mas para outros Estados do Nordeste que estão nessa situação, recursos tanto para ações de adutoras emergenciais como para carros-pipa. Isso vai amenizar inicialmente o planejamento que o Ceará fez”, disse.
A preocupação com a estiagem no Estado é grande, já que o período de chuvas de 2015 terminou e foi, segundo o Governador, o quarto ano consecutivo abaixo da média e a pior recarga dos reservatórios em 17 anos. De acordo com Camilo Santana, o plano é uma resposta às necessidades apresentadas pelos Estados, nos últimos meses, para ações de combate à seca que consideram emergenciais e também de longo e médio prazo.
Outro compromisso assumido pela Presidenta foi com a conclusão de parte das obras de transposição do Rio São Francisco. “Ela afirmou claramente que será prioridade do governo dela concluir e (fazer) chegar a água do São Francisco até o Sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o Governador.
Camilo Santana aproveitou, também, a reunião com Dilma para se queixar do “subfinanciamento” dos recursos federais em saúde repassados ao Estado. Em 2006, a cada R$ 1,00 recebido do Sistema Único de Saúde, o Ceará entrava com o mesmo valor. Hoje, o Governador informou, que a proporção de investimentos do Estado é quatro vezes maior.
“Ela compreendeu os números da saúde e recomendou avaliação”, disse. Quanto à divergência entre o volume de recursos repassado aos Estados para o setor, Camilo disse que vai aguardar uma resposta da Presidenta.
O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também participou da reunião da Presidenta Dilma com o Governador Cearense. Após o encontro, o Ministério da Integração informou, em nota, que a pasta “apoiará o Estado do Ceará na questão emergencial”, por exemplo, com carro-pipa, adutoras de engate rápido e obras estruturantes como o projeto de integração do Rio São Francisco. 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário