quinta-feira, 28 de maio de 2015

CORRUPÇÃO NA FIFA: POLÍCIA SUÍÇA PRENDE EX-PRESIDENTE DA CBF

A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira (27/05), nove Dirigentes da Fifa a pedido da Justiça dos EUA sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os Estados Unidos. O Departamento de Justiça Americano confirmou que o ex-Presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos. O Departamento Federal de Justiça Suíço informou que está questionando os dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022.
Delegados de quase todas Federações de Futebol estão em Zurique para o Congresso da Fifa marcado para esta sexta-feira (29/05) - no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como Presidente da Entidade. O Porta-Voz da Fifa, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados. "Ele não está envolvido de modo algum" disse.
Segundo o Jornal, as acusações baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontam corrupção generalizada na Fifa nas últimas duas décadas - envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Catar (2022) - além de contratos de marketing e televisionamento. O rival de Blatter na eleição, o Príncipe Jordaniano Ali Bin Al Hussein, comentou para a emissora inglesa BBC: "Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento", cujos detalhes ainda estão aparecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário