quinta-feira, 28 de maio de 2015

CÂMARA FEDERAL APROVA FIM DA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR E PREFEITO

Emenda à Constituição extingue dispositivo criado em 1997 e ainda precisa de novo aval dos deputados para depois ir ao Senado 
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27/05), o fim da reeleição para cargos no Executivo. Após todos os partidos orientarem suas bancadas a favor da emenda no âmbito da PEC da Reforma Política, a reeleição foi extinta para Prefeitos, Governadores e Presidente da República a partir das próximas eleições por 452 votos. Apenas 19 Deputados foram contra a mudança. Houve uma abstenção.
O fim da reeleição foi o segundo item da reforma política aprovada pela Câmara, após uma série de rejeições ocorridas entre terça-feira e quarta-feira. Os Deputados já haviam aprovado, na noite desta quarta-feira (27/05), a inclusão de uma emenda na Constituição autorizando empresas privadas a fazem doações para as campanhas eleitorais dos partidos políticos. Além disso, o texto autoriza pessoas físicas a doarem diretamente para os candidatos.
A Câmara retomará nesta quinta-feira a votação de outras emendas da PEC da Reforma Política, como a coincidência ou não das eleições para Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Federal e Estadual e Vereador num mesmo pleito e não mais a cada dois anos, como ocorre hoje. A pauta também inclui o fim do voto obrigatório. 
O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário