sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PRESIDENTE DO SISTEMA FAERN/SENAR SE REÚNE NA CONAB PARA FALAR DO MILHO

Das 11.749 toneladas de milho dos estoques da Companhia Nacional de Abastecimento só 34% chegaram até o momento ao Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira, o presidente do sistema FAERN-SENAR, José Vieira, esteve reunido com a Superintendência da Conab no Estado e falou da preocupação do setor com a morosidade com que as remessas estão chegando. “Hoje, os oito armazéns da companhia se encontram praticamente sem estoque”, revelou Vieira.
Ao encontro entre Vieira e o superintendente da Conab no RN, José Maria Lúcio, participaram o Diretor Financeiro do sistema FAERN/SENAR, Ubirajara Lopes de Araújo Filho, e o Gerente de Operações e de Suporte Estratégico da CONAB/RN, Eliomar Gomes Pinheiro.
Para agravar ainda mais a situação, por descumprimento de cláusulas da licitação por parte de uma das transportadoras envolvidas, 2.431 toneladas destinadas aos armazéns da Conab em Caicó e João Câmara foram canceladas.
Das 11.794 toneladas previstas para o RN, 4 mil toneladas foram embarcadas. Dessas, 2.500 toneladas já chegaram e outras 1.500 ainda estão na estrada vindas de Mato Grosso. Faltam, pelos cálculos de Vieira, 5.380 toneladas a serem embarcadas. A capacidade estática instalada dos oito armazéns da Conab no RN é de 34 mil toneladas.
Para discutir a morosidade com que o milho está chegando ao Rio Grande do Norte, na próxima terça-feira (18/08) José Vieira tem audiência agendada com o Secretário de Políticas Agrárias do Ministério de Agricultura (MAPA), André Nassar. Outro tema a ser abordado na ocasião será o endividamento dos produtores potiguares agravado com a seca dos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário