segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MINISTRO QUE ANALISA CONTAS DE DILMA NO TCU DIZ QUE PAÍS ‘NÃO TEM RUMO’

Relator do processo que analisa as contas de 2014 da Presidente Dilma Rousseff, o Ministro do TCU ( Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes disse na manhã desta segunda-feira (31/08) que o Brasil está “sem direcionamento” e usou uma bússola quebrada para indicar que o governo “não tem rumo”.
Ele afirmou ainda que as chamadas pedaladas fiscais não podem mais acontecer e usou seu Estado, o Rio Grande do Sul, para indicar que o mesmo pode ocorrer com o País se o governo continuar gastando mais do que arrecada.
“No meu Estado, a bicicleta já quebrou. Se não fizermos algo no Brasil, o mesmo pode acontecer. Temos que dar um basta”, afirmou.
O governo gaúcho está parcelando o pagamento de servidores públicos por não ter como fechar suas contas.
O Ministro disse ainda que deu mais prazo para o governo se defender no processo porque foi comunicado pelo Advogado-Geral da União, Luis Adams, que, se recusasse, o governo recorreria ao Supremo Tribunal Federal.
“Concedi para evitar que o caso fosse para uma instância superior.” 
CONSEQUÊNCIAS DRAMÁTICAS 
Nardes voltou a afirmar que hoje o TCU questiona o governo sobre questões mais graves do que as pedaladas. Segundo ele, o fato de o governo não ter cumprido o que havia programado para contingenciar no ano passado, se não for explicado, terá consequências mais dramáticas para a Presidente Dilma.
Ele explicou que Ministros e subordinados podem ser responsabilizados pelas pedaladas, mas o contingenciamento é uma prerrogativa exclusiva da Presidente.
O governo havia dito que iria contingenciar, ou seja, não gastar, R$ 28 bilhões, mas não o fez.
Uma condenação do TCU é uma das principais apostas da oposição para abrir um processo de impeachment contra a Presidente Dilma. Sem entrar no mérito, Nardes afirmou que para conduzir um governo é preciso ter “credibilidade e confiança”.
“Daí o ponto de ter contas confiáveis”, emendou. 
HISTÓRICO 
Em junho, o TCU começou a votação das contas de 2014 da Presidente, mas o Relator considerou que, devido a várias irregularidades constatadas pelo órgão, eram necessários novos esclarecimentos do governo.
A tendência, na época, era que as contas fossem rejeitadas devido às chamadas pedaladas fiscais –manobras do governo para adiar pagamentos e usar bancos públicos para cobrir as dívidas.
O governo alega que as manobras com os gastos públicos são realizadas há muitos anos e que não as considera ilegais. 
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário