segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PARA LULA, CAMPOS TORNOU-SE UMA AMEAÇA REAL

Josias de Souza destaca que Lula surpreendeu-se com a parceria firmada entre seus Ex-Ministros Eduardo Campos e Marina Silva. Numa primeira avaliação, feita em privado, considerou que a candidatura presidencial do PSB subiu de patamar, tornando-se uma ameaça efetiva aos planos reeleitorais de Dilma Rousseff. 
Conforme relato feito ao blog, Lula e parte da cúpula do PT passaram ruminar duas preocupações. Antes, equipavam-se para tentar reeditar o Fla-Flu PT versus PSDB e liquidar a disputa no primeiro turno. Agora, receiam que o tônico de Marina, além de potencializar o “risco” de segundo turno, empurre Eduardo Campos para essa fase. Estima-se que ele seria um adversário mais duro de roer do que o tucano Aécio Neves. 
Nos próximos dias, o petismo fará pesquisas (quantitativa e qualitativa) para aferir o potencial da parceria e esboçar uma reação. Dá-se de barato que a irritação de Marina com o PT e o governo fará de Eduardo Campos um candidato de timbre crescentemente oposicionista. Uma novidade que o petismo ainda não sabe muito como vai administrar.

Um comentário:

  1. Ozailton, você sabe muito bem que no mundo da política há acordos e mudanças no caminho. Essa posição tomada por Marina muda muita coisa. Além do peso eleitoral, há os financiadores de campanha que analisam a possibilidade de cada candidato vencer. Não temos nenhuma dúvida de que Eduardo Campos passa a ter uma nova visão dentro do processo sucessório de 2014.

    ResponderExcluir