segunda-feira, 15 de abril de 2013

MÊS DE MARÇO DE 2013 É O MAIS SECO DO SÉCULO NO RIO GRANDE DO NORTE

A cada dia que passa notícias e mais notícias sobre a seca que castiga o Nordeste são divulgadas e vem sendo vistas com preocupação pela população. 
A Tribuna do Norte em sua edição desse domingo (14/04/2013), mostra que o mês de MARÇO DE 2013, é o mais seco dos últimos cem anos. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março, com precipitações cuja média estadual não superaram os 29,6 milímetros. O montante é 5,6 vezes menor do que o esperado para o período. 
Gilmar Bristot, Meteorologista da Emparn, explica que os meses de março e abril são decisivos para se delinear o comportamento das precipitações para o resto do ano. Como choveu tão pouco em março e a mesma tendência está em curso neste mês de abril, é possível que a situação se agrave nos próximos meses. “Tivemos o março mais seco da história, desde quando começamos a realizar os monitoramentos”, afirma Bristot. Prova disso é quantidade de cidades potiguares sem incidência de chuvas significativas, tornando o solo muito seco. Em abril de 2012 eram 111 Municípios; nesta sexta-feira, (12/04/2013), o total era de 136 cidades, incluindo o litoral, na mesma situação. 
Para ele, a situação é preocupante. Entretanto, o Meteorologista acredita que nos próximos dias a zonas de convergência que estão bloqueadas na atmosfera se movimentem e produzam chuva. Todavia, as previsões indicam mais estiagem. Para o litoral, o alento sustenta-se na possibilidade do período chuvoso se estender até meados de maio, diferente do sertão que se encerra ao final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário