segunda-feira, 21 de março de 2016

CRISE DE RECURSOS HÍDRICOS GEROU PERDA DE PROPRIEDADES E DESEMPREGO NO RN

A situação dos pequenos e médios produtores do Rio Grande do Norte é delicada. De acordo com o Presidente da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Vieira, a crise de recursos hídricos gerou uma cadeia de eventos que têm agonizado a produção.
“Os pequenos e os médios produtores estão completamente abandonados pelo governo federal. Não existe nenhuma política adequada, principalmente para o semiárido. Eles só recebem visita de Oficial de Justiça cobrando dívidas de despesas que não puderam honrar por causa da seca. Contraíram dívidas para produzir, veio a seca, não houve produção, vieram as dívidas, que agora estão sendo executadas. Eles estão perdendo as propriedades e as pessoas em seu entorno estão perdendo seus empregos”, sintetizou o Presidente da Faern.
Embora ele não tenha conseguido estimar quantos são os produtores nessa situação, José Vieira foi assertivo sobre os valores das dívidas do setor produtivo agrícola. “Estamos falando de um passivo em torno de R$ 3 bilhões. Esse é o valor de toda a dívida agrícola do Rio Grande do Norte que venceu ou que vai vencer”, informou José Vieira.
À situação, se soma o quadro de instabilidade na política e na economia, desembocando na multiplicidade de inseguranças jurídicas. Preocupa ainda mais a intenção do governo em taxar as exportações dos produtores. No Rio Grande do Norte, o setor que exporta é o que mais tem conseguido lidar com as adversidades. Atualmente, com alto do dólar, o lucro cresceu se igualando a patamares de anos anteriores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário