quarta-feira, 30 de março de 2016

ZIKA VÍRUS JÁ CIRCULA EM TODO O BRASIL

Em boletim divulgado nesta terça-feira (29/03), o Ministério da Saúde confirmou que a transmissão do zika vírus já ocorre em todo o País. O balanço identifica a circulação do vírus também no Acre, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estados que até a última semana não continham registros de transmissão local. Dessa forma, os 26 Estados do País mais o Distrito Federal estão com circulação do zika.
A mudança atesta a velocidade de propagação do vírus, transmitido pelo Aedes Aegypti. “A transmissão ocorre numa rapidez muito maior, por exemplo, que chikungunya”, afirmou ao Jornal “O Estado de São Paulo” o Diretor do Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
Ainda não há uma explicação para esse comportamento. Uma das hipóteses, no entanto, é o tipo de sintoma provocado nos pacientes, mais leve do que os da dengue e da chikungunya. “Como em alguns casos a doença não traz sintomas, pessoas infectadas se expõem mais, ficando mais suscetíveis a picadas de mosquitos”, completou o Diretor. Quanto mais mosquitos contaminados, maior o potencial de propagação da doença.
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário