domingo, 3 de fevereiro de 2013

SEGURANÇA: NOVA FISCALIZAÇÃO PARA OS MOTOBOYS DE TODO O BRASIL

A partir desta sexta-feira (1º/02/2013), os mototaxistas e motofretistas – motociclistas que usam o veículo para levar pessoas e entregas – que não tiverem passado por curso de capacitação, não usarem colete com faixas reflexivas nem trafegarem usando antena corta-pipa e protetor de pernas podem ser multados pela fiscalização do trânsito. 
As determinações fazem parte de norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de melhorar a segurança dos motociclistas profissionais e valem também para os mototaxistas. A regulamentação deveria entrar em vigor em agosto de 2012, mas foi adiada devido à pressão da categoria . A resolução é válida para todo o País. 
A partir desta sexta-feira, a Polícia Militar fiscaliza e o motociclista que não cumprir as regras está sujeito às penalidades e às medidas administrativas previstas nos Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que pode chegar à multa no valor de R$ 191,54, apreensão da motocicleta e até a suspensão da CNH, dependendo da infração cometida. O Município também fiscalizará os motoboys por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP), vinculado à Secretaria Municipal dos Transportes. 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário