terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COLA DE MEXILHÃO EVITA PARTOS PREMATUROS E MELHORA QUIMIOTERAPIA

Cientistas têm estudado os mexilhões há anos.E não apenas por conta de suas propriedades nutricionais ou aplicações culinárias, mas também por um interesse especial na cola natural que produzem, o que lhes dá uma notável capacidade de se manterem grudados nas rochas. 
O maior objetivo está nas aplicações da cola biológica na medicina. 
No final do ano passado, um grupo de pesquisadores do Canadá mostrou que a força de adesão dessa cola pode ser usada para reforçar as paredes dos vasos sanguíneos humanos. 
Agora, uma equipe da Universidade Northwestern (EUA) demonstrou que o material pode ser usado para o reparo de membrana amniótica e como polímeros para o transporte de medicamentos no tratamento de tumores. 
“A adesão dos mexilhões é um processo notável que envolve a secreção de uma proteína líquida que se endurece rapidamente na forma de um adesivo sólido e resistente à água,” disse Phillip B. Messersmith, Coordenador do estudo 
“Diversos aspectos desse processo natural nos inspiraram a desenvolver materiais sintéticos. Uma aplicação importante pode estar no reparo de tecidos do corpo humano, nos quais a água está presente e dificulta bastante as tentativas de tratamento,” completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário