quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PRODUÇÃO DE ABACAXI BATE RECORDE NO RIO GRANDE DO NORTE

O assentamento Planalto do Retiro, localizado no município de Touros, no Rio Grande do Norte, deverá colher cerca de cinco milhões de abacaxi até o final do ano. A safra, que iniciou em agosto, é considerada recorde desde o início do cultivo, há cerca de seis anos.
A safra recorde faz com que a comunidade rural seja ao assentamento que mais produz abacaxi no Rio Grande do Norte. A fruta é tão importante para a economia local que as famílias produtoras do abacaxi apelidaram a fruta de "Ouro do Planalto".
Em Planalto do Retiro, na safra 2010/2011, foram plantadas cerca de 500 hectares, o equivalente a 36% de toda a área do assentamento. Como a fruta tem ciclo de 18 meses, serão colhidas cerca de 250 hectares agora. A outra metade deverá ser retirada no próximo ano. Cada hectare produz 20 mil frutos aproximadamente.
De acordo com a Associação de Trabalhadores Assentados, estão sendo comercializados cerca de dez mil frutos diariamente. O abacaxi é vendido ao preço que varia entre R$ 0,80 a R$ 1,20. Os estados do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiros, são os maiores compradores. Porém a produção tem o comércio garantido para os estados nordestinos como o Ceará, Pernambuco e o próprio Rio Grande do Norte, por exemplo, que compram mais da metade da Safra.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário