quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SAÚDE ALERTA QUE PAIS DEVEM LEVAR BEBÊ AO DENTISTA ANTES DA 1ª DENTIÇÃO

A cárie é um problema que pode afetar adultos, idosos, crianças e até bebês. Para evitá-las, uma das recomendações do Ministério da Saúde é massagear uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia. Assim que aparecerem os primeiros dentes, deve-se mudar da gaze para uma escova própria para bebês, juntamente com pasta sem flúor, segundo recomendam alguns odontopediatras.
Além da preocupação com a higiene diária, o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembra aos pais sobre a importância da primeira consulta odontológica do bebê. “Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor”. O dentista irá avaliar as estruturas internas da boca podendo, assim, identificar fatores de risco de cárie e discutir com os pais os aspectos de higiene, controle alimentar e da amamentação.
Para garantir que cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer. O dentista poderá orientar sobre como proceder quando os dentes começarem a surgir, o que geralmente ocorre por volta dos seis meses de vida.
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário