sábado, 12 de março de 2011

NOVO PARTIDO: PDB

Deu na Folha Online:
Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (na foto), se comprometeu a comunicar antes da convenção nacional do DEM, marcada para a próxima terça-feira, se fica ou sai do partido.
O acordo, selado com o futuro Presidente do DEM, Senador José Agripino, é para evitar que, uma vez nomeados para a Executiva Nacional do partido, aliados do Prefeito de São Paulo deixem a legenda logo em seguida.
Numa tentativa de segurar Kassab e seu grupo no DEM, foi oferecida ao Deputado Federal Guilherme Campos (SP), ligado ao Prefeito, uma vaga na Executiva. Campos deve seguir a decisão do Prefeito, caso ele confirme a disposição de fundar um novo partido, o PDB.
A novela da saída de Kassab do DEM começou ainda antes da eleição de 2010, quando o Prefeito paulistano, à procura de uma alternativa para disputar o governo de São Paulo em 2014, começou a negociar sua ida para o PMDB.
Por conta da lei da fidelidade partidária, no entanto, Kassab começou a organizar a fundação de um novo partido que, mais adiante, se fundiria ao PMDB.
O PSB do Governador Eduardo Campos (PE) atravessou a negociação e propôs ao grupo do Prefeito de São Paulo abrigo no PSB, numa jogada para rivalizar com o PMDB como segunda força na aliança que dá suporte ao governo Dilma Rousseff.
Kassab selou o acordo com Campos em café da manhã no mês passado.
Desde então, o DEM começou uma operação para tentar conter a dissidência e limitar o estrago ao grupo de Kassab. Com a indicação de Agripino para a presidência do partido, figuras de peso na sigla, como Jorge Bornhausen e Marco Maciel, desistiram de acompanhar o Prefeito paulistano.
Ainda que não consiga fazer o “arrastão” inicialmente pretendido, a avaliação de setores do DEM é que Kassab já selou sua saída, e será muito difícil recuar agora.
O Prefeito deve buscar em outras legendas políticos para integrar seu PDB, como o Vice-Governador da Bahia, Otto Alencar, hoje no PP.

Um comentário: