sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESLOVÊNIA CHEGA PERTO DA VAGA, MAS VACILA E EMPATA COM ESTADOS UNIDOS

Seleções fazem uma partida emocionante no Ellis Park, pelo Grupo C
A classificação da Eslovênia para as oitavas de final da Copa do Mundo esteve garantida 69 por minutos, mas os Estados Unidos impediram a festa antecipada do adversário no estádio Ellis Park. No confronto entre o menor e menos populoso país do Mundial, contra o maior e mais populoso entre os 32 participantes, deu empate: 2 a 2. Depois de abrir 2 a 0, gols de Birsa, e Ljubijankic, a seleção eslovena permitiu a reação dos americanos em Joanesburgo, com Donovan e Bradley marcando na segunda etapa. Mo Edu ainda fez o que seria o gol da virada, mas o lance foi estranhamente anulado pelo árbitro Koman Coulibaly, de Mali.
Com este resultado, a seleção européia soma quatro pontos no grupo C, enquanto o time da Terra do Tio Sam está com dois. A Inglaterra tem um, e a Argélia ainda não pontuou, mas argelinos e ingleses ainda vão a campo.
Na última rodada da chave, os Estados Unidos enfrentam a Argélia, e a Eslovênia encara a Inglaterra. As duas partidas serão na próxima quarta-feira, às 11h (de Brasília).
Os Estados Unidos, país de mais de 290 milhões de habitantes e 9 milhões de quilômetros quadrados, chegaram badalados após o empate com a Inglaterra por 1 a 1. Já a pequenina Eslovênia, que tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e um território de 20 mil quilômetros quadrados, era pouco falada após a vitória apertada diante da Argélia por 1 a 0.

Festa dividida em dois tempos: EUA e Eslovênia fizem jogo emocionante na Copa (Foto: Reuters)
Mas, dentro de campo, principalmente no primeiro tempo, quem se agigantou foi a equipe européia, que disputa seu segundo Mundial após a extinção da antiga Iugoslávia. Porém, na etapa final, o maior volume de jogo americano acabou predominando, e a igualdade chegou quando a partida já se encaminhava para o fim.
Dois gols da Eslovênia no primeiro tempo
Com menos de um minuto, os jogadores das duas seleções já discutiam em campo. O americano Dempsey dividiu no alto uma bola com Ljubijankic e acertou uma cotovelada no adversário. Os eslovenos foram tirar satisfação, mas o árbitro não aplicou qualquer cartão. Chance de gol, mesmo, só aos oito, quando a Eslovênia se lançou ao ataque. Birsa cruzou da direita e a bola passou direto por Novakovic, que furou na hora do chute.
Melhor em campo, a seleção européia abriu o placar aos 12 minutos com um lindo gol no Ellis Park. Birsa recebeu na intermediária e chutou com categoria, de pé esquerdo, tirando do goleiro Howard. Os americanos tentaram responder aos 14. Donovan cobrou falta para área, mas Handakovic saiu bem e evitou a conclusão a gol.
Sem mostrar a mesma disposição da estreia, a seleção americana tinha em Donovan seu único jogador criativo em campo. Mas a defesa eslovena, bem posicionada, não dava espaços aos adversários. Por sua vez, os europeus passaram a apostar nas bolas em profundidade, que muitas vezes esbarraram nos impedimentos do atacante Novakovic.
Aos 35 minutos, finalmente os Estados Unidos acordaram na partida, quando Altidore fez grande jogada pela direita e foi derrubado por Cesar. Torres bateu a falta no canto esquerdo e obrigou Handakovic a fazer boa defesa, mandando para escanteio. Após a cobrança, DeMerit cabeceou da entrada da área, e a bola passou perto da trave esquerda.
A pressão americana continuou na seqüência. Em uma jogada de velocidade, aos 39 minutos, Findley abriu na direita para Dempsey, que rolou para Donovan na pequena área. Porém, Brecko apareceu na hora H e tocou para escanteio.
Quando os americanos viviam seu melhor momento no jogo, a Eslovênia ampliou a vantagem em um rápido contra-ataque, aos 41. Ljubijankic recebeu passe de Novakovic na esquerda, avançou e tocou na saída de Howard: 2 a 0. Os jogadores americanos reclamaram muito de impedimento, mas a posição era legal. Ljubijankic comemora segundo gol da Eslovênia contra os EUA, em Joanesburgo (Foto: Reuters)
Dois gols dos Estados Unidos no segundo e um estranhamente anulado

Os Estados Unidos fizeram duas mudanças para o segundo tempo: saíram Torres e Findley, para as entradas de Feilhaber e Mo Edu. E os americanos diminuíram o placar logo aos dois minutos. Donovan aproveitou falha de Cesar e partiu em velocidade pela direita. Após invadir a área, chutou com muita força, sem ângulo, vencendo o goleiro Handakovic.
Por pouco, o empate não veio aos cinco minutos. Donovan cobrou falta da ponta esquerda, a bola passou por toda a área e Dempsey quase conseguiu o desvio para o gol. Aos 12, Altidore recebeu passe na entrada da área, mas Suler cortou em cima da hora.
O jogo, definitivamente, mudava de cara. Aos 24 minutos, Donovan cobrou falta, e a bola sobrou na área para Altidore. De virada, ele concluiu para o gol e Handakovic segurou firme. A partida seguiu no ritmo 'ataque contra defesa', e os americanos ameaçaram novamente aos 31. Altidore recebeu pelo lado esquerdo e chutou cruzado da entrada da área, mas errou o alvo.
Aos 35, Bradley arriscou de fora da área, Handakovic caiu e fez grande defesa. No minuto seguinte, porém, não teve jeito. Altidore ajeitou com açúcar para o meio da área e Bradley, filho do treinador Bob Bradley, tocou de primeira para igualar o placar.
Mesmo depois de conseguir o empate, os americanos seguiram pressionando. Donovan cobrou falta, e Mo Edu tocou para o fundo das redes aos 40, mas o árbitro anulou. Na jogada, não ficou claro se Koman Coulibaly marcou falta ou impedimento - ambas as opções, porém, inexistentes.

O lance poderia ter selado a virada.
Depois de tanto passar sufoco, a Eslovênia atacou aos 42. Novakovic ganhou no alto e tocou de cabeça, para defesa tranqüila de Howard. Era o último suspiro de um time que viu a vaga de perto, mas que ainda segue com boas chances de classificação.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário