quarta-feira, 2 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI – SIGNIFICADO - FERIADO

A palavra Corpus Christi significa corpo de cristo e muita gente acaba escrevendo Corpus Cristi, Corpus Cristy, Corpus Crist, Corpos Cristi e Corpus Criste o que não esta certo já que a palavra está em latim. O feriado de Corpus Christi é uma das datas comemorativas móveis da Igreja Católica. Isto significa que todos os anos o dia de Corpus Christi ocorre em uma data diferente. Desta forma o Corpus Christi 2010 será amanhã, dia 03 de junho de 2010. Seu objetivo será celebrar a presença de Cristo na Eucaristia. Para os católicos, é um dia de orações e da presença indispensável na missa.
E sabendo a data do Corpo de Cristo você também fica sabendo a data do domingo da Santíssima Trindade, pois o feriado do Corpus Christi ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que por sua vez acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Em muitas localidades do Brasil acontecem à procissão de Corpus Christi pelas ruas da cidade. A data originou-se no Século XIII quando foi criado pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Um comentário: