segunda-feira, 28 de junho de 2010

AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DO POTENGI DISCUTE INVASÃO DE TERRAS PELO MST

Na manhã da última terça-feira (22/06/2010) na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, foi realizada audiência, onde foi discutido a ocupação, por parte de trabalhadores sem terras, acampados na entrada da Fazenda Cachoeirinha, localizada próxima da estrada que liga os municípios de São Paulo do Potengi e São Tomé, na RN203.
A reunião foi proposta pela família do fazendeiro Márcio Brito, proprietário da fazenda e contou com a participação do Capitão Luís Carlos, do Tenente Leiros e do pelotão da cidade. Também estiveram presentes na audiência o Presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, o Prefeito da cidade, José Azevedo, e o Presidente do Sindicato Rural de São Paulo do Potengi, José Dias Filho, que representou a família Brito. Do lado dos sem terras, mais de 20 integrantes do movimento estiveram presentes, mas poucos falaram.
No início do debate, o Capitão Luís Carlos explicou aos trabalhadores que a reivindicação deles é correta, é justa, mas que eles estavam cometendo ilegalidades no caso específico da Fazenda Cachoeirinha. “Vocês estão em frente a uma propriedade privada, soube também que estão ameaçando o fazendeiro Márcio e sua família, e estão portando armas de fogo sem licença e ainda por cima, estão roubando energia elétrica dos postes (Fazendo ligações clandestinas na fiação). Tudo isso é muito grave” Afirmou o Capitão Carlos.
O prefeito José Azevedo também explicou que todas essas acusações são fortes e que agindo dessa forma, com violência contra o proprietário, o movimento só perde forças. “Vocês não podem, de forma alguma, tentar impedir que o senhor Márcio Brito entre em sua fazenda. Isso é errado. Fazendo isso, vocês demonstram que estão sem ordem” Ressaltou Azevedo.
A representante dos sem-terra na audiência, Sandra da Silva, reconheceu que houve excessos por parte dos seus colegas. Também parabenizou a iniciativa da reunião e se comprometeu a conversar com os outros líderes do movimento, entre eles Gerson Justino e Chico Estrela, para tentarem um futuro acordo com o proprietário Márcio Brito. “Sei dos erros cometidos pelos colegas, como o uso de armas, mas vou tentar conversar com o grupo para resolver esse problema na Fazenda Cachoeirinha” Explicou Sandra.
Invasão por meio da força é crime
O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, explicou que a instituição não é contra a reforma agrária, mas que invasão de terras produtivas é crime. “Quero deixar bem claro: o Sistema Faern/Senar não é contra a reforma agrária, isso é projeto de governo. Agora invasão na força é outra conversa, é ilegal. Ameaçando o proprietário rural e sua família, isso não podemos aceitar. Fora todos esses pontos abordados pelos policiais, de roubo de energia e porte ilegal de armas”. Concluiu Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário