quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRAZO PARA TIRAR TITULO DE ELEITOR TERMINA HOJE DIA 05/05/2010

Título de eleitor é o documento que comprova que um determinado cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil e se encontra apto a exercer tanto o eleitorado ativo (votar num candidato), quanto o eleitorado passivo (ser votado como candidato) em eleições municipais, estaduais e federais. É também condição fundamental para sua obtenção que o eleitor possua a nacionalidade brasileira.
Hoje quarta-feira (05/05/2010) é o último dia para que os eleitores, que planejam votar nas eleições deste ano, procurem o Cartório Eleitoral para tirar o título pela primeira vez, fazer transferência ou regularizar sua situação eleitoral.
O cidadão que teve seu título roubado ou extraviado pode solicitar a segunda via do título até dez dias antes da eleição, isto é, até o dia 23 de setembro.
Restrições – O eleitor que não regularizar o título pode ficar impedido de prestar concurso público, de ter registro em carteira de trabalho, fazer financiamento bancário ou tirar passaporte.
SERVIÇO
Procedimentos e documentos
Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos Cartórios Eleitorais, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas.
Os documentos exigidos: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.
O primeiro turno das eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando os eleitores votarão para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais.

Um comentário:

  1. Raimunda Nonata Ferreira5 de maio de 2010 às 10:27

    Ozailton vc está de parabéns pelo seu Blog, mais eu acho que ai tem o dedo de inteligencia de Jessica. se vc pode apareça lá em Ivete dia 15 para comemoramos o aniversario dela. bjs

    ResponderExcluir