domingo, 4 de janeiro de 2015

A PRESIDENTE DILMA APOSTA NO PSD E PROS PARA GARANTIR APOIO NO CONGRESSO NACIONAL

Jornal “O Globo” destaca que, ao formar o Ministério de seu segundo mandato, a Presidente Dilma Rousseff mirou no apoio que precisa ter na Câmara dos Deputados, tentando garantir a maioria numérica dos votos e uma relação menos turbulenta com os parlamentares. O Palácio do Planalto não quer ser refém dos peemedebistas.
Principal partido aliado do PT, o PMDB foi a sigla da base que mais deu dor de cabeça à Presidente nas votações e discussões feitas no Congresso durante o primeiro mandato. Para minimizar o peso e a pressão desse aliado, Dilma conta agora com o trabalho de Gilberto Kassab (PSD), no Ministério das Cidades, para agilizar a recriação do PL (Partido Liberal), e de Cid Gomes (PROS), na Educação, para liderar um bloco de partidos capaz de garantir a margem de segurança de que o governo precisa.
Kassab e Cid foram colocados por Dilma em dois postos considerados chave da Esplanada dos Ministérios.
Ao entregar pastas a oito partidos aliados – PSD, PP, PR, PTB, PRB, PDT, PROS e PCdoB -, Dilma buscou garantir o apoio dos 193 Deputados dessas legendas. Com o PT, que elegeu 70 parlamentares, ela teria 263 votos, mais do que os 257 que formam a maioria absoluta dos 513 Deputados eleitos e que são o número necessário para aprovar Projetos de Lei, Medidas Provisórias e barrar propostas da oposição. Apesar de o PMDB ser considerado pelo governo o mais infiel dos aliados, se somados seus Deputados, o Planalto ainda conseguiria chegar a 329 votos, correspondendo à ampla maioria da composição da Casa – o que permitiria, inclusive, mudanças constitucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário