terça-feira, 26 de outubro de 2010

SENADOR ROMEU TUMA MORRE AOS 79 ANOS

O Senador Romeu Tuma (foto), com 79 anos de idade, morreu hoje, terça-feira (26/10/2010) no início desta tarde. Ele estava internado desde o começo de setembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Na véspera do primeiro turno da eleição, dia 2 de outubro, o então candidato a reeleição para o Senado foi submetido a uma cirurgia para a colocação de um dispositivo de assistência circulatória. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Segundo informações do Senado, o corpo do Senador será velado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Romeu Tuma exerceu dois mandatos de Senador por São Paulo. Na eleição deste ano, não conseguiu se reeleger.
Nascido na capital paulista em 04 de outubro de 1931, Romeu Tuma era Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Era casado com a Professora Zilda Dirane Tuma. Deixou quatro filhos e nove netos.
Romeu Tuma ingressou na carreira policial aos 20 anos. Durante o regime militar, tornou-se Investigador e Delegado de Polícia em 1967, quando ingressou no Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Dops).
Exerceu o cargo de Diretor de Polícia Especializada entre 1977 e 1983, quando assumiu a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
Em 1983, assumiu a Superintendência da Polícia Federal de São Paulo e logo depois o cargo de Diretor-Geral da PF, função em que permaneceu até 1992. Ainda nesse posto, acumulou os cargos de Secretário da Receita Federal e Secretário da Polícia Federal. Em 1991, também passou a ocupar uma Vice-Presidência da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário