terça-feira, 27 de julho de 2010

FAERN REALIZA SEMINÁRIO “O QUE ESPERAMOS DO PRÓXIMO GOVERNO DO RN”

Foram debatidas as expectativas sobre as políticas públicas para o agronegócio. José Álvares Vieira, Presidente da FAERN e Zeca Melo, Superintendente do SEBRAE/RN, marcando presença no seminário.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN) realizou, em Natal, o seminário “O QUE ESPERAMOS DO PRÓXIMO GOVERNO DO RN”. O evento, aconteceu na última quinta-feira (22/07/2010), reuniu mais de 40 entidades do setor agropecuário do Estado. Na pauta de discussões estavam às expectativas em relação às políticas públicas que deverão ser implementadas pelo próximo governo para atender os anseios dos produtores rurais norteriograndenses.
O seminário, idealizado pelo Sistema FAERN/SENAR, teve um dia inteiro de debates no Hotel Praia Mar, na Capital do Estado. Foram apresentadas e discutidas as dificuldades e alternativas enfrentadas pelos produtores rurais do Estado, em conteúdo que subsidiou a elaboração de um documento inédito que será entregue aos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte.
A primeira parte do seminário contou com uma discussão ampla. Em seguida, os representantes de entidades de classe e de Sindicatos Rurais reuniram-se em salas reservadas para debater os temas específicos identificados na primeira etapa do encontro. Foram discutidos assuntos como meio ambiente, o sistema de escoamento dos produtos agrícolas e o novo código florestal brasileiro.
Um dos principais temas discutidos no seminário foi à insegurança na zona rural, problema que atingiu níveis extremos nos últimos anos, conforme avaliação dos produtores. “Eu tenho medo de dormir em minha propriedade. O pior é saber que não estou sozinho nesse receio. O produtor rural está com medo e sem apoios dos governantes”, disse o Presidente do Sistema FAERN/SENAR, José Álvares Vieira.
Plenária sobre os temas
Depois das rodadas de discussões em salas setorizadas, os líderes dos grupos específicos se dirigiram ao salão principal e voltaram a realizar uma reunião conjunta, consolidando as propostas para os temas de relevância para a agropecuária do Rio Grande do Norte. “Essas questões servirão de base para o futuro governante. Ele terá que ler esse documento para conhecer a real situação do campo. Um dos pontos mais esperados é a isenção do ICMS [Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação] para a produção agropecuária. Isso fará nossa economia crescer”, lembrou o produtor rural Humberto Concentino, que representou o grupo que discutiu Política Agrícola.
A educação na zona rural e a segurança alimentar foram outros temas discutidos durante o encontro. “As nossas escolas rurais, salvo raríssimas exceções, estão em frangalhos. Outros estados, alguns até aqui do Nordeste, estão com uma situação melhor que a nossa. Estamos aqui contribuindo, propondo novas idéias sobre o tema”, ressaltou Gil Dutra Furtado, representante do grupo que discutiu a educação no campo.
A questão da segurança alimentar foi tema discutido no grupo liderado pelo representante do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Norte, Evádio Pereira. “O futuro governo deve incentivar e ajudar o produtor para que ele e sua propriedade tenham qualidade com o que planta ou produz. O mercado externo espera e cobra máxima qualidade”, reforçou Evádio Pereira.
Palavra final
“A participação de todos nas mesas de discussões e o empenho em analisar todos esses temas é muito importante. Somente assim daremos nossa contribuição para a democracia no campo. O sucesso do seminário é de todos. Agora vamos levar nossas propostas para os candidatos para que eles conheçam projetos reais e possíveis de serem aplicados no estado”, finalizou José Vieira.

Um comentário:

  1. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

    A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

    Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir