quinta-feira, 14 de março de 2013

O MUNDO TEM UM NOVO PAPA

A Igreja Católica tem um novo Papa: o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, Arcebispo de Buenos Aires, foi o escolhido. A fumaça branca liberada pela chaminé da Capela Sistina às 19h05 (horário local, 15h05 em Brasília) desta quarta-feira (13/03/2013) mostrou que os 115 Cardeais chegaram a um nome de consenso. O novo Papa foi anunciado em latim, da sacada da Basílica de São Pedro, cerca de uma hora depois. O conclave começou na última terça-feira (12/03/2013) 
O nome adotado pelo novo Papa foi Francisco I e foi ouvido pela primeira vez por um Cardeal que anunciou “habemus Papam” (temos um Papa) para a multidão reunida na praça. Este é o primeiro Papa latino-americano e o nome adotado por ele é inédito. A escolha do Cardeal foi uma surpresa, já que seu nome não figurava entre os mais cotados nos bastidores e nas casas de aposta. 
Em seu primeiro pronunciamento, o Papa pediu aos fiéis que orem por Deus para que ele abençoe seu caminho, que “deve ser de amor e irmandade” e brincou com sua nacionalidade ao dizer: “parece que os Cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo”. 
Jorge Mario Bergoglio recebeu ao menos 77 votos dos Cardeais-Eleitores, o que configura dois terços do total.

Um comentário:

  1. Ozailton, vale registrar 03 fatos importantes e históricos na escolha do novo chefe da Igreja Católica Apostólica Romana (criada por Jesus):
    1) A renúncia de um Papa, quando ele tinha seu mandato garantido até a morte. Foi uma prova de lucidez e humildade que poucos homens possuem;
    2) A escolha de um Papa latino-americano (todos os outros foram europeus). O argentino Jorge Mário quebra um tabu e torna-se vizinho famoso;
    3) A presença do nosso conterrâneo Gilmar na cidade do Vaticano, nesse momento histórico, não deixa de ser importante para a nossa terra.

    ResponderExcluir