sexta-feira, 29 de março de 2013

INFESTAÇÃO DE MURIÇOCAS PREOCUPA A POPULAÇÃO DE SENADOR ELOI DE SOUZA

A população de Senador Eloi de Souza tem padecido bastante com a infestação de muriçocas que ocorre praticamente o ano inteiro. Porém, nos últimos dias esse problema tem se intensificado devido a falta de chuvas na região e o crescimento de vegetação em terrenos baldios da cidade. Pelo que se sabe, a infestação de pernilongos vem atingindo toda a cidade, além dos riscos de transmitir doenças como a filariose ou elefantíase, como também tem provocado transtornos e prejudicando o sono da grande maioria dos Eloidesouzenses. 
O fato é que a população vem reclamando muito, afinal, a presença das muriçocas tem se tornado um fato cada vez mais insuportável. Em algumas partes da cidade o problema é tão crítico que até mesmo durante o dia é notável a presença dos mosquitos que perturbam principalmente as crianças. 
Com a intenção de resolver ou pelo menos diminuir o problema, o povo “se vira” como pode. Em muitas casas, a raquete elétrica já se tornou um objeto indispensável no dia a dia dos Eloidesouzenses. Outras pessoas preferem manter portas e janelas fechadas a fim de impedir a entrada das muriçocas. 
A população deve procurar evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios, bem como impedir o crescimento de vegetação nesses locais, além da constante coleta de objetos que possam acumular água, afinal, muito pior que as muriçocas são os Aedes Aegyptis que podem transmitir o vírus da dengue. 
Reclame 
- O cidadão que se sentir incomodado com a presença das muriçocas pode solicitar a presença de agentes de endemia do Município, para avaliação. 
Você sabia? 
- Cada fêmea de muriçoca tem em média um mês de vida e a cada cinco ou sete dias, ela coloca cerca de 250 a 400 ovos. Esse ciclo pode acontecer de quatro a cinco vezes durante a sua vida. Caso uma fêmea tenha seis ciclos de 400 ovos, no fim da sua vida, ela nos terá deixando uma herança de dois mil e quatrocentos novos pernilongos. 
Combate a proliferação 
- Acreditamos que já está na hora do carro fumacê aparecer na cidade para combater a proliferação deste incômodo mosquito. 
A Secretaria Municipal de Saúde, bem que poderia tomar providências, no sentido de solicitar a Fundação Nacional de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde, o envio de carro fumacê para Senador Eloi de Souza, pois, quem vai ficar contente e feliz será a população. Combatendo a muriçoca, menos pessoas estarão doentes e procurando o hospital e os PSFs. Isso acontecendo, menos gastos para o Município.

Um comentário:

  1. Muito bom esta matéria sobre estes insetos, pois acredito que toda a cidade está sofrendo, porém a situação é mais crítica nos assentamentos localizados nas áreas rurais da ciade de Eloi, aqui no assentamento Maria das Graças 2. só é possível dormir a noite com mosquiteiros ou ventiladores.

    ResponderExcluir