segunda-feira, 4 de março de 2013

PARA REFLEXÃO: FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM...

“Fazer o bem sem olhar a quem”. Este é um ditado popular muito antigo. É interessante observar que há muitas expressões neste mesmo sentido em um livro sapiencial, a saber: “a bíblia”. Salomão ao escrever provérbios disse: “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e Ele o recompensará regiamente” (Provérbios 19.17).
Assim, entendemos que devemos ter conhecimento que a vida nos devolve o bem que fazemos como o espelho devolve a nossa imagem.
É interessante aprendermos também que fazer o bem é plantar flores nos caminhos pelos quais iremos passar e que, com certeza, chegará o grande dia da ceifa, onde nossas cestas estarão cheias de tudo aquilo que plantamos.
Fazer o bem a alguém não é dar e considerar isso como uma obrigação, mas distribuir e continuar no caminho sem olhar para trás para ver se o outro ficou agradecido.
Nossos corações se aquecem quando recebemos de volta um olhar agradecido, mas quem nos agradece verdadeiramente é Deus.
Não devemos fazer algo por alguém que precisa de nós simplesmente, mas por alguém que realmente esteja necessitado. Não podemos julgar as pessoas merecedoras ou não dos nossos favores.
Quando nosso coração é generoso, ele fecha os olhos e oferece-se, ele se abre para quem o magoou e para quem o amou e também para quem o olhou de maneira indiferente.
Quando Jesus nasceu, foi para todos e quando morreu o amor confundiu-se com perdão no seu coração… quando ressuscitou abriu as portas do paraíso, não apenas para aqueles que caminharam ao seu lado, mas também para quem o chicoteou.
“Fazer o bem sem olhar a quem” é ver todas as pessoas de maneira igual, é dar um pedaço de pão, um agasalho, dar atenção e também oferecer o perdão.
Há pessoas que precisam de alimento e de teto, outras têm mais do que podem gastar. Mas não existe quem não precise de nada e não existe quem nada tem para oferecer. Porém aqueles que possuem a Luz de Cristo, a possuem e irão iluminando todos os caminhos por onde andarem.
O que a Bíblia nos ensina é que a discriminação, a indiferença, a insensibilidade, a opressão e especialmente o colocar a culpa no outro é triste. Sendo no ambiente de trabalho é deplorável, na família é lamentável, na justiça é terrível, e quando se dá no meio da igreja é absolutamente intolerável.
Assim leitores, colegas, amigos, irmãos, familiares, todos nós que fazemos a humanidade, deveremos viver em paz diante de Deus e das pessoas, vivendo de ser e alma a mensagem do evangelho que é de amar ao próximo como a nós mesmos.
Se for ajudar alguém, o faça como quem leva consigo a consciência do evangelho como nosso Senhor Jesus Cristo o fez e até hoje e eternamente faz e fará.
Como Cristo, lembremo-nos sempre de “Fazer o bem sem olhar a quem”
Uma feliz e generosa Semana!

Um comentário:

  1. É verdade Ozailton. Se cada pessoa fizesse pelo menos sua parte, nosso mundo, brasil,estado,capital, município, não estaria tão violento, muita gente sem amor, sem pensar no próximo, sem pespectiva, sem esperança.

    ResponderExcluir