quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SENADORES DIVULGAM MANIFESTO CONTRA VOLTA DE RENAN CALHEIROS À PRESIDÊNCIA DO SENADO

Senadores independentes divulgaram nesta terça-feira (15/01/2013) um manifesto em que compara a volta do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), à Presidência da Casa, à escolha feita pelos antigos “Coronéis do Interior” na época da Primeira República (1889-1930). “Voltaremos (do recesso parlamentar) apenas para ratificar o nome, nomeado sem apresentar qualquer proposta que mude o nosso funcionamento. Votaremos como os eleitores que iam às urnas na Primeira República, levando a cédula sem conhecer o nome do candidato escrito nela pelos antigos Coronéis de Interior”, afirma. 
O documento, intitulado “Uma nova Presidência e um novo rumo para o Senado”, é uma plataforma de propostas de modificação no funcionamento administrativo e legislativo da Casa, abalada nos últimos anos por sucessivas crises, como a saída de Renan, em 2007, da Presidência, após ser absolvido de dois processos de cassação em plenário, e os atos secretos revelados pelo Jornal O Estado de São Paulo, em 2009, que quase derrubaram o atual Presidente José Sarney (PMDB-AP). 
Mesmo com remotas chances de impedir a eleição de Renan, o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) – que participou da elaboração do texto – vai entrar na disputa, marcada para o dia 1º de fevereiro. “A crítica está aí, mas se a carapuça servir? Eu acho que ele (Renan Calheiros) tem responsabilidades com o maior partido do Congresso, que deve Presidir a Câmara e o Senado, partido do qual ele é líder”, afirmou Randolfe. 
“Não é contra o Renan, mas a maneira como o processo está sendo conduzido. Na Câmara, os candidatos estão rodando o Brasil fazendo campanha, enquanto no Senado ninguém fala quem é o candidato”, completou o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos idealizadores do documento. 
Credibilidade 
No manifesto, os Senadores dizem que a principal causa da perda de credibilidade da Casa é “consequência de nosso comportamento e nossa ineficiência”. “Nos últimos anos o Senado tem acumulado posicionamentos que desgastaram sua imagem perante o povo brasileiro, especialmente pela falta de transparência, pela edição de atos secretos, pela não punição exemplar de desvios éticos e pela perda da capacidade de agir com independência”, afirmou. 
Os parlamentares lembram no documento que os últimos dias de 2012 mostraram “claros exemplos” da inoperância da Casa, como a divulgação da existência de 3.060 vetos presidenciais pendentes de apreciação há quase duas décadas e a não votação do orçamento de 2013 e das novas regras para o rateio de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). 
Entre as 17 propostas de mudança que constam do manifesto, estão a limpeza da pauta de votações, com a apreciação dos vetos presidenciais e do FPE, o fim das votações simbólicas nas Comissões e no Plenário, a diminuição do número de Comissões Temáticas e a criação de um Comitê composto por Senadores para acompanhar os gastos da Casa. 
O Senador Cristovam Buarque, responsável pela divulgação do documento, disse tê-lo enviado para o gabinete de mais de 30 parlamentares. O pedetista afirmou que não encaminhou o documento para Renan, porque espera que ele apresente sua própria plataforma de campanha para a Casa. “Vou esperar ele mandar para mim. Senão mandar, eu mandarei a nossa plataforma”, afirmou. 
Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário