domingo, 20 de janeiro de 2013

MATÉRIA COMPLETA SOBRE O ASSALTO AO BANCO DO BRASIL DE SÃO PAULO DO POTENGI

Uma quadrilha fortemente armada explodiu a agência do Banco do Brasil do Município de São Paulo do Potengi, na madrugada deste sábado (19/01/2013). A Polícia Militar acredita que cerca de 20 homens tenham participado da ação, que destruiu completamente o estabelecimento, situado no Centro da Cidade. Segundo o Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, este é o primeiro ataque a agência bancária feito com o uso de explosivos este ano no Estado. A Polícia Militar continua as diligências em busca dos criminosos, mas, até o final da manhã deste sábado, ainda não havia identificado nenhum deles. 
A ação aconteceu por volta das 03h30m deste sábado, quando aproximadamente 12 bandidos cercaram a praça onde a agência fica localizada e renderam as pessoas que estavam no local, conversando. Outros criminosos ficaram nas entradas da cidade, para impedir a aproximação da Polícia. Eles estavam armados com fuzis e pistolas e cercaram também o prédio do Pelotão Destacado da PM, situada duas ruas atrás do banco. 
Segundo o Comandante do Pelotão Destacado de São Paulo do Potengi, Tenente Diego Souza, os criminosos renderam cerca de 20 rapazes que estavam na praça e obrigaram um deles a arrombar, com um pé de cabra, a porta de vidro da entrada da agência. Durante a ação, a vítima acabou sendo atingida por estilhaços nos braços e sofreu um corte na mão esquerda. 
Após arrombarem o local, eles instalaram os explosivos e fugiram em vários veículos, levando todo o dinheiro que estava dentro dos caixas eletrônicos. Ainda durante a ação criminosa, os bandidos que estavam na entrada da Cidade efetuaram dezenas de disparos para o alto, para assustar a população. 
“Eles estavam muito bem armados, com armamento de grosso calibre e planejaram a ação com cautela, já que tiveram a preocupação de cercar toda a cidade, para impedir a chegada de reforço policial à cidade. Eles se dividiram em cerca de três veículos grandes, mas acreditamos que tenham sido mais, até pela quantidade de bandidos que participaram da ação”, explicou o Tenente. 
Na hora do ataque, apenas dois policiais militares estavam de plantão em São Paulo do Potengi. Eles relataram que haviam acabado de fazer um patrulhamento de rotina na área e tinham retornado para o Pelotão para descansar até a próxima fiscalização, quando ouviram os disparos e, minutos depois, a explosão. 
“Não tinha mais de 15 minutos que havíamos retornado ao posto, quando ouvimos os tiros. Eles cercaram a rua do prédio do Pelotão, para impedir que saíssemos daqui com vida. Na mesma hora, ligamos para as cidades vizinhas pedindo reforço para ajudar na captura dos criminosos, mas eles conseguiram fugir a tempo. Ainda fizemos alguns disparos, para ver se eles desistiam, mas não teve jeito”, afirmou o Cabo Jânio Calixto. 
O Delegado Regional Otacílio Medeiros esteve logo cedo ao local da explosão e conversou com o Gerente da agência bancária. Ele afirmou que a instituição irá ceder as imagens captadas pelo sistema de monitoramento eletrônico para a Polícia, para auxiliar na identificação dos envolvidos no crime. 
O barulho dos disparos e da explosão atraiu a atenção dos moradores de São Paulo do Potengi, que ainda pela manhã deste sábado (19/01/2013) relatavam o susto que haviam passado durante a madrugada. “Acho que eles estavam em toda a cidade, porque era muito tiro. Sei que fizeram refém e até obrigaram um deles a ajudar no crime. Foi uma noite de terror”, disse a dona de casa Mariana Gomes. 
O Comandante do Policiamento do Interior, Coronel Reinaldo de Lima, acredita que a quadrilha tenha usado uma quantidade muito grande de explosivos, pois, além dos caixas, todo o interior da agência ficou destruído. Para ele, a segurança das agências bancárias no interior deve ser reforçada à noite e nos finais de semana. 
“A agência conta com vigilância eletrônica e alarme, mas é preciso investir mais em segurança feita por homens, que podem relatar as ocorrências à Polícia no momento do ataque. Somente o sistema de monitoramento não inibe a ação dos bandidos, já que não sabemos quando eles irão agir”, afirmou o Coronel. 
Informações do Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário