domingo, 2 de outubro de 2011

MUNDO: MELÕES INFECTADOS DEIXAM 15 MORTOS NOS EUA E 84 ESTÃO DOENTES

Intoxicação alimentar é registrada como pior em mais de dez anos. Bactéria Listeria é pela primeira vez culpada por surto com melões.
Quinze pessoas morreram e 84 estão doentes nos Estados Unidos após comerem melões infectados pela bactéria Listeria, vindos de uma fazenda no colorado, ao oeste do país. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelas autoridades sanitárias.
Esta é a pior intoxicação alimentar registrada nos Estados Unidos em mais de dez anos. Apontada como principal culpada, a fazenda Jensen Farms solicitou retirada imediata dos melões contaminados do mercado, ainda em setembro.
Mesmo assim, alguns pesquisadores continuam tentando descobrir a causa da contaminação das frutas. Eles apontaram ainda que este é o primeiro surto de listeria em melões já registrado na história.
Na última quarta-feira, os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos comunicaram que ainda há grande risco de que outras vítimas surjam, já que a bactéria rara esteve por um período muito longo incubada. Eles disseram que a pessoa pode apresentar a doença até dois meses depois de ter consumido o produto.
A listeriose é conhecida pelo perigo que causa principalmente a idosos, com o sistema imunológico mais frágil. Outras vítimas comuns são mulheres grávidas, que podem ter aborto espontâneo ou morte do feto.
Os casos foram registrados em 19 estados diferentes, como informou o CDC. Ainda que os únicos melões registrados com a bactéria sejam os cultivados na Jensen Farms, e não tenha havido exportações, como prevenção, o CDC pediu para que todos os consumidores joguem fora as frutas.
Os principais sintomas da listeriose são febre alta, dores musculares e diarreia. A doença pode ser facilmente confundida com a gripe devido a proximidade de efeitos. Na maioria dos casos, a bactéria se propaga no intestino até que atinja a corrente sanguínea, mas pode ser trata com antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário