sexta-feira, 9 de março de 2012

PROGRAMA REDE SEGONHA: MUNICÍPIOS PODERÃO CADASTRAR MULHERES GESTANTES PARA AUXÍLIO-DESLOCAMENTO

Mais de 2,4 milhões de grávidas em todo o Brasil terão direito ao benefício auxílio-deslocamento. Para isso, está liberado a partir desta sexta-feira (09/03/2012) o acesso ao sistema que permite aos Municípios o cadastramento das gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento. O valor de R$ 50 serve para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto. 
De acordo com matéria da Agência Brasil, a expectativa é que cerca de 1 milhão de mulheres passem a receber o auxílio-deslocamento ainda este ano – 40% do total de gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
A orientação é que, na primeira consulta pré-natal, a gestante assine o pedido do auxílio que será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deverá fazer o requerimento até a 16ª semana de gestação. 
A meta do governo federal é que até 2013, todas as grávidas atendidas na rede pública passem a receber o benefício. A iniciativa faz parte do Programa Rede Cegonha, lançado no ano passado com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência prestada a gestantes no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário