quinta-feira, 8 de março de 2012

PANORAMA DO USO DO CECULAR NO BRASIL

Por Eduardo Leal Jr
Há pouco tempo atrás ninguém imaginaria que o uso do celular no Brasil pudesse crescer em tantos aspectos, entre todas as camadas da população e lugares país. Sem falar nos serviços. Hoje em dia telefonar ainda é essencial, mas o celular virou multiuso, uma união das mais diversas ferramentas. Com ele a gente pode conversar por voz e texto, ouvir nossas músicas, assistir aos vídeos preferidos, registrar nossos momentos e enviá-los para qualquer pessoa. Bom, tudo isso pode ser conferido num infográfico muito legal que foi divulgado na internet, que mostra diversas perspectivas sobre o uso do celular no Brasil.
A primeira informação que chama a atenção é o número de aparelhos espalhados por todo o nosso país. São 224 milhões de celulares para 192 milhões de brasileiros, a média é de 1,166 aparelhos por pessoa. Isso demonstra o quão popular o serviço de telefonia celular tem se tornado. O que antes era considerado um bem para poucos, já está nas mãos de quase todos.
Podemos elevar ainda mais o índice de uso dos serviços de telefonia móvel no país, ao reparar no infográfico, que 22% dos aparelhos celulares no Brasil – aproximadamente 50 milhões – são Dual Chip, ou seja, aceitam mais de um chip.
A população mais jovem ainda tende a adquirir celulares com planos pré-pagos, em que você tem que colocar créditos antes de desfrutar dos serviços. No entanto, o infográfico prova que quanto mais velho o usuário se torna, maior a probabilidade de alterar seu plano para o modo pós-pago, pois ela passaria a pagar suas próprias contas e preferiria um serviço com mais liberdade, para utilizar a qualquer hora.
Ao tratar da questão de gêneros e o envio de torpedos, o infográfico expõe que as mulheres tende a usar mais o serviço de mensagens multimídia com fotos - o MMS - enquanto a maioria dos homens envia mensagens de texto simples - o SMS.
Entre todos os estados do Brasil, São Paulo é o que detêm quase um quarto, 24%, do total de acessos ao serviço móvel de telefonia em todo o território nacional.
O serviço de acesso a internet banda larga com a tecnologia 3g vem crescendo de forma muito rápida em todo o país. E seus acessos já ultrapassaram os números de conexões fixas, como a cabo, por linha telefônica convencional e a rádio.
Abaixo é possível conferir o infográfico completo com diversas informações sobre o uso do celular no Brasil:
Para melhor vizualização, clique na imagem.

Um comentário:

  1. PASSOU UMA PESQUISA HOJE AQUI EM CASA, ACHO QUE ALGUEM DO GOVERNO ESTADUAL, POIS O QUESTIONÁRIO FOI MUITO BEM FEITO.
    VAMOS PROCURAR SABER O RESULTADO POIS ESSA PELO JEITO NÃO EXISTE ARRUMADINHO.

    ResponderExcluir