terça-feira, 13 de março de 2012

ANVISA VOTA HOJE FIM DOS CIGARROS AROMATIZADOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode decidir hoje (13/03/2012) pelo fim dos aditivos que dão sabor a cigarros no País. 
A ideia original da agência reguladora era proibir a adição, aos cigarros, de açúcar e outros ingredientes que mascaram o gosto amargo do tabaco, como menta, chocolate e baunilha. Para a Anvisa e organizações de combate ao fumo, a indústria tabagista usa os cigarros aromatizados para atrair jovens e adolescentes. De 2007 a 2010, subiu de 21 para 40 o número de marcas desse tipo, informou a Vigilância Sanitária. 
No mês passado, o Relator do tema na Anvisa, Agenor Álvares, mudou o texto, permitindo o uso do açúcar por mais um ano, prazo em que o tema voltará a ser debatido. A possibilidade de manter a adição de açúcar provocou impasse entre os Diretores, o que levou ao adiamento da decisão para esta terça-feira. 
Na semana passada, a indústria do tabaco apelou à Casa Civil para barrar a proposta da Anvisa. Em um manifesto, os fabricantes e fumicultores alegaram que a produção nacional de cigarros ficará inviável se esses ingredientes (aditivos) forem banidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário