sexta-feira, 9 de março de 2012

NÚMERO DE PREFEITAS AUMENTA, MAS NÃO O SUFICIENTE

"A Confederação Nacional de Municípios (CNM) afirma que nos últimos 12 anos o número de Prefeitas eleitas cresceu, mas num ritmo desacelerado. Em 2000, o País somava 328 gestores do sexo feminino. Em 2008, foram eleitas 505 por eleições diretas. 
Para as eleições de 2012, a entidade espera que o número cresça. “Das 190 milhões de pessoas no Brasil, a maioria é mulher”. E de 5.563 Prefeitos no País, temos apenas 500 mulheres”, questiona o Presidente da entidade, Paulo Ziulkoski. 
De acordo com a CNM, além das 505 Prefeitas eleitas em 2008, outras 55 assumiram o cargo por diversos motivos até janeiro de 2012. 
Os Estados que proporcionalmente mais elegeram gestores do sexo feminino nas últimas eleições foram Amapá, Sergipe Tocantins e Maranhão. “O preconceito da mulher na política está diminuindo, mas ainda existem muitas barreiras a serem quebradas”, analisa Ziulkoski. 
Estados como Minas Gerais e São Paulo são os que mais somam gestores do sexo feminino em razão da grande quantidade de Municípios em cada um deles. Mas, proporcionalmente, ambos ficaram abaixo da média – de 10% do quadro político feminino. Já Roraima, Estado com menos Municípios do País, não elegeu nenhuma Prefeita nas últimas eleições."

Nenhum comentário:

Postar um comentário