domingo, 29 de maio de 2011

CELULARES PODEM ESTAR MATANDO ABELHAS, DIZ ESTUDO

Sinais emitidos por celulares podem estar matando abelhas, revelou uma pesquisa divulgada pelo Jornal Britânico "Daily Mail" . Em experimento inédito, um especialista em abelhas monitorou um telefone celular colocado debaixo de uma colmeia e percebeu que os insetos foram capazes de perceber quando os aparelhos estavam fazendo ou recebendo ligações. As produtoras de mel respondiam com um som muito agudo, que normalmente é o sinal do começo de um enxame.
Daniel Favre, cientista que conduziu a experiência, disse ao Jornal Britânico que os sinais do celular podem estar contribuindo para o declínio no número de abelhas. Mas o especialista informou que mais pesquisas são necessárias para provar essa relação.
Sinais de celulares provocam preparação para enxame
Favre colocou dois celulares sob uma colmeia e gravou os sons agudos feitos pelas abelhas quando os aparelhos eram desligados, colocados em stand-by os ativados. O biólogo relata que cerca de 20 ou 40 minutos depois de os telefones serem ativados, as abelhas começaram a emitir chamados para anunciar o começo do enxame. Dois minutos depois de a ligação ter terminado, os insetos se acalmaram. A experiência não provou relação direta entre os aparelhos e a morte dos insetos.
Mas uma hipótese é que os campos eletromagnéticos poderia estar contribuindo para o desaparecimento de colônias de abelha ao redor do mundo - disse Favre ao "Daily Mail".
Outros especialistas ouvidos pelo Jornal Britânico, por sua vez, dizem que ainda não há provas de que aparelhos representam risco. Eles culpam o desaparecimento gradual das abelhas por fatores como agricultura, diminuição no número de flores selvagens e pesticidas. Para Norma Carreck, da Universidade de Sussex, o estudo é interessante mas não prova nada.
Não há prova de que telefones celulares são responsáveis pelo colapso de colmeias. Se você fisicamente bater em uma colmeia, ou abri-la para examiná-la, obterá o mesmo resultado - afirmou, acrescentando que nos Estados Unidos há muita morte de abelhas em regiões muito longo de sinais de telefones celulares.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário