domingo, 7 de julho de 2013

PRAGA ‘IMPORTADA’ SE ALASTRA POR 12 ESTADOS E PREJUDICA LAVOURAS

Segundo matéria publicada no Jornal O Globo, o governo acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e demais órgãos de inteligência da esfera federal para investigar a origem de uma praga devastadora que colocou o País em uma inédita situação de alerta fitossanitário. 
A helicoverpa armigera, que está fora de controle, é uma espécie de mariposa que foi trazida do exterior recentemente e já causou prejuízo de R$ 1,5 bilhão apenas nesta safra de algodão no oeste da Bahia, onde foi vista pela primeira vez no País. A praga causa estragos também no cultivo de milho, soja, sorgo, feijão e tomate, e já afetou 12 Estados Brasileiros. 
Sua entrada pode ter sido involuntária, mas relatórios feitos pela Abin e entregues ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e à própria Presidência da República trabalham também com a hipótese de contaminação não acidental. O governo constatou ainda que, enquanto a disseminação traz danos enormes para a agricultura nacional, ao mesmo tempo beneficia empresas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário