quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SUBSTÂNCIA DA MACONHA ALIVIA SINTOMAS DA ESQUIZOFRENIA

A esquizofrenia distancia o paciente da realidade. A doença tem causas desconhecidas pelos Cientistas, o que a torna, na visão da maioria dos Médicos, uma patologia de difícil tratamento. 
Agora, um grupo de Cientistas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto está estudando o uso do canabidiol para tratar a esquizofrenia. 
O canabidiol é considerado um canabinóide, ou seja, a substância faz parte dos 80 componentes presentes na planta Cannabis sativa, mais conhecida como maconha. Contudo, diferentemente do canabinóide Delta 9, ou tetrahidrocanabinol (THC), o responsável pelos efeitos típicos da planta – alucinógenos e estimulantes – o canabidiol não produz essas sensações. 
Segundo o Dr. Antonio Waldo Zuardi, o canabidiol foi usado em diversos estudos com animais e humanos, sugerindo que a substância pode atenuar sintomas psicóticos. 
“Este ano, foi publicado um estudo realizado por um grupo de Pesquisadores Alemães, que mostra que o canabidiol diminuiu os sintomas de pacientes esquizofrênicos de forma semelhante a outro antipsicótico já conhecido”, disse. 
Segundo o Pesquisador, a substância tem a vantagem, em relação ao medicamento já existente, de apresentar baixa propensão a produzir efeitos colaterais indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário