sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

TRABALHADORES TERÃO UM 2013 COM APENAS 4 FERIADOS NACIONAIS EM DIAS ÚTEIS

Depois de um 2012 cheio de folgas, os trabalhadores terão um 2013 com apenas quatro feriados nacionais em dias úteis, contra sete do ano que acaba de passar. 
Entre o Carnaval e o Natal, apenas Páscoa, Dia do Trabalho, Corpus Christi e Proclamação da República cairão em dias de semana. 
Ao todo, o ano 2013 terá 255 dias úteis, três a mais do que o ano de 2012. Os meses de julho e outubro serão os “mais longos”, com 23 dias de trabalho, enquanto fevereiro, março, junho e novembro, com 20, serão os “mais curtos”. 
O primeiro feriado depois do Carnaval será a Paixão de Cristo, no dia 29 de março, uma sexta-feira. Em abril, o Dia de Tiradentes, 21, cairá em um domingo. O feriado seguinte será o Dia do Trabalho, 1º de maio, uma quarta-feira. 
Corpus Christi cairá no dia 30 de maio, uma quinta-feira, e será a única folga que poderá ser prolongada. A Independência do Brasil, em 7 de setembro, cairá em um sábado, assim como o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, 12 de outubro, e o feriado de Finados, 2 de novembro. Depois de tantos feriados em fins de semana, a Proclamação da República, em 15 de novembro, chega como um prêmio de consolação antes do Natal e cai em uma sexta-feira. 
O Brasil é o oitavo no ranking dos países que têm mais folgas, ao lado de Polônia, Cingapura, França, Suécia, Itália, Nova Zelândia, China e Paquistão: são 11 feriados nacionais no total. 
De acordo com a consultoria Mercer, a Colômbia é o país com mais folgas oficiais no mundo: 18 no total. Líbano, Índia, Tailândia vêm na segunda colocação com 16, cada um, e Japão e Coreia do Sul estão em empatados em terceiro, com 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário