quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O QUE É MELHOR PARA PERDER PESO: EXERCÍCIOS OU DIETA?

Fazer dieta ou exercícios físicos? 
Esta é a dúvida com que se depara a maioria das pessoas que acredita que é hora de ficar de bem com a balança – e com a saúde. E foi esta a questão colocada por uma série de estudos realizados em cinco Países, em três Continentes. A resposta não poderia ser mais surpreendente: Depende! 
O estudo mostrou que a capacidade de perder peso – ou a tendência a aumentar de peso – depende se a pessoa acredita que a obesidade é causada pelo excesso de alimentação ou pela falta de exercícios físicos. 
“Quanto mais você acredita que a causa é a dieta, mais magro você ficará, em média,” garante Brent McFerran, da Universidade de Michigan (EUA). 
As pessoas que acreditam que o excesso de peso e a obesidade são causados pela dieta tendem a comer menos. Por outro lado, aquelas que acreditam que o excesso de peso e a obesidade são causados pela falta de exercícios deveriam exercitar-se mais. 
O problema é que essas pessoas tendem a superestimar a quantidade de calorias queimadas durante os exercícios e subestimar a quantidade de comida que ingerem. 
Isso não quer dizer que o exercício não ajuda a perder peso, desde que a ingestão de calorias não aumente, afirma Anirban Mukhopadhyay, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, coautor do estudo. 
“Nossa descoberta é simplesmente que as pessoas que acreditam fortemente na falta de exercícios como causa primária (do excesso de peso), em vez de uma dieta ruim, tendem a ter massas corporais mais elevadas,” alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário