sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ESTETOSCÓPIO INTELIGENTE “ESCUTA” TAMANHO DAS PEDRAS NOS RINS

Um estetoscópio inteligente está ajudando a monitorar a eficácia dos tratamentos de cálculos renais. A combinação inusitada é possível porque, ao contrário dos estetoscópios comuns, que os Médicos usam para ouvir os batimentos cardíacos ou a respiração, este nem mesmo é precisa ser conectado continuamente aos ouvidos do profissional de saúde.
O aparelho monitora sozinho os ecos das ondas de choque destinadas a destruir as pedras nos rins, permitindo dosar o tratamento e medir sua eficácia.
Isso pode evitar que os pacientes submetam-se desnecessariamente a novas terapias ou façam exames de raios X desnecessários. Quando as pedras nos rins não são dissolvidas por medicamentos ou alterações na dieta, o procedimento mais comum é a litotripsia.
A litotripsia opera focando milhares de ondas de choque sobre as pedras nos rins, na tentativa para quebrá-las em pedaços pequenos o suficiente para que elas sejam então dissolvidas pelos remédios ou simplesmente liberadas com o xixi.
Ocorre que é muito difícil verificar exatamente quando o tratamento foi bem-sucedido em quebrar as pedras.
Com isso, os pacientes frequentemente recebem mais choques mais do que o necessário, ou são mandados para casa depois de receber um número insuficiente de ondas de choque, levando de volta muitas pedras ainda grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário