sábado, 11 de agosto de 2012

BRASIL BUSCA ÚNICO TÍTULO QUE FALTA NO FUTEBOL PARA DAR RESPALDO À GERAÇÃO DE 2014

Pentacampeão mundial, tricampeão da Copa das Confederações, oito vezes campeão da Copa América... Dono do futebol mais respeitado no planeta por conta de suas conquistas, o Brasil busca hoje, às 11h00m (de Brasília), o único título importante que falta na sua história. A equipe sub-23 comandada por Mano Menezes encara o México, no estádio de Wembley, em Londres, na luta pela inédita medalha de ouro olímpica. 
O triunfo nos Jogos Olímpicos pode dar respaldo a uma geração jovem que, na ausência de atletas experientes em grande fase no futebol europeu, teve de assumir a responsabilidade de conduzir a seleção principal do Brasil. 
Neymar, aos 20 anos, é o símbolo desse grupo e vê em Oscar e Leandro Damião companheiros que têm feito a diferença na Olimpíada. No ataque, serão poucas as peças acima de 23 anos acrescidas a esse time para a disputa da Copa das Confederações de 2013 e a Copa de 2014, ambos torneios com sede no Brasil. Opções mais velhas aparecem na defesa e entre os volantes. 
Subir ao lugar mais alto do pódio significará também um respiro ao técnico Mano Menezes, que comanda o time há dois anos e ainda não obteve resultados expressivos – perdeu amistosos para rivais tradicionais e caiu nas quartas de final da Copa América de 2011. 
“Não acho que seja o jogo mais importante da história da seleção, mas é o mais importante para esse grupo que está nos Jogos Olímpicos”, opinou o treinador. 
Os mexicanos também almejam a primeira medalha de ouro na Olimpíada. Mais do que isso, disputam a primeira final, enquanto os brasileiros já faturaram a prata duas vezes (em 1984 e 1988). 
O adversário, que antigamente era um freguês tradicional, virou uma pedra no sapato dos brasileiros a partir de 1996. De 1950 a 1993, o Brasil bateu o México 13 vezes, aconteceram quatro empates e apenas duas derrotas. A freguesia acabou por aí. De 1996 para cá, foram oito vitórias para cada lado e duas igualdades. Em torneios oficiais (Copa América, Copa das Confederações e Copa Ouro), o placar favorece o país da América do Norte: 6 a 4. 
“É verdade que o México joga melhor contra equipes grande. Acho que vamos fazer uma grande partida e lutar contra o Brasil, que tem grandes jogadores, mas a mentalidade da equipe mexicana mudou muitíssimo, por isso ganhou o Mundial Sub-17. O México crê em si mesmo, confia na própria capacidade de ganhar o jogo”, observou o técnico Luis Fernando Tena. 
BRASIL X MÉXICO 
Data: 11/8/2102, sábado 
Horário: às 11h00m (de Brasília) 
Local: Wembley, em Londres (ING) 
Transmissão na TV: Record, Sportv, ESPN Brasil e BandSports 
Árbitro: Mark Clattenburg (GBR) 
Brasil: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião. 
Técnico: Mano Menezes 
México: Corona; Israel Jimenez, Salcido, Mier e Chavez; Fabian, Peralta, Raul Jimenez e Aquino; Reyes e Enriquez. 
Técnico: Luis Fernando Fernando Tena 
Fonte: Carlos Padeiro - Do UOL, em Londres (Inglaterra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário