segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FAERN PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE ATRASO NOS PAGAMENTOS DO PROGRAMA DO LEITE

Esta semana completa duas quinzenas sem pagamentos, por parte do Governo do Estado, aos produtores integrados ao Programa do Leite. O somatório das dívidas do Estado com a cadeia produtora prejudica a pecuária potiguar e leva insegurança econômica para os pequenos municípios onde o dinheiro do programa movimenta o comércio local.
Preocupada com a situação, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN) espera que o governe regularize o mais rápido possível a inadimplência. “Essa questão deve ser resolvida logo, afinal, a Assembléia Legislativa já aprovou o remanejamento de verbas para esse fim. Os produtores merecem uma resposta”, cobrou o Presidente do Sistema FAERN/SENAR, José Álvares Vieira.
De acordo com Vieira, o Programa do Leite também é um alento para os produtores rurais que estão sofrendo com a chamada Seca Verde, que se alastra no RN. “Temos que lembrar aos governantes sobre a Seca Verde e sobre como o Programa do Leite ajuda nos negócios nessa época já tão difícil para a nossa agricultura. Aguardamos uma notícia positiva por parte do governo”, pediu Vieira.
Programa no RN
Nos últimos anos, estimulado pelo projeto, foram criadas indústrias de laticínios que abastecem diariamente o programa do leite com a distribuição de 155 mil litros. 25 usinas participam da iniciativa, que leva o produto para as cidades e o campo potiguar, beneficiando, direta e indiretamente, mais de 500 mil pessoas.
Com reportagem de Paulo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário