segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PESQUISAS APONTAM QUE CAFÉ FAZ BEM AO CORAÇÃO

Para o Médico e Pesquisador Luiz Antonio Machado César, do Instituto do Coração – InCor, do Hospital das Clínicas – HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, o café não faz mal à saúde se tomado em quantidades moderadas e habituais, ou seja, até quatro xícaras ao dia. 
Ele avalia os efeitos do café sobre variáveis que envolvem o sistema cardiovascular para saber os efeitos da bebida na pressão arterial e no coração de pacientes que já têm doenças coronárias e afirma que de acordo com estudos recentes, não há evidências de que o café seja ruim para pessoas com problemas no coração. 
Os estudos estão sendo realizados na Unidade Café e Coração, instalada no InCor, por meio de parceria com o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. A pesquisa analisou o comportamento de mais de cem pessoas por meio de diferentes baterias de exames feitos periodicamente com pacientes que tomavam café. 
Segundo o Médico, os resultados mostram que tomar café não faz mal. “O café de torra clara tem leve tendência a aumentar a pressão arterial. 
Já o café de torra escura não causou nenhuma alteração na pressão. Houve discreto aumento no colesterol ruim e também no colesterol bom. Observou-se também que, depois de ingerir café, as pessoas normalmente conseguiam andar mais na esteira”, diz. A pesquisa ainda vai estudar os efeitos do café descafeinado e do café expresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário